A Dra. Eliana explica a importância da especialidade médica que sempre traz novidades em exames, diagnósticos e tratamentos oculares 

 

A oftalmologia é uma das especializações da medicina que está ligada a tecnologias muito arrojadas e que, a cada espaço de tempo, tem novidades na utilização de exames complementares de diagnóstico, equipamentos e materiais cirúrgicos, técnicas operatórias, lentes para óculos e de contato e de implantes intraoculares, além de avanços da farmacologia ocular e terapêutica.

Eliana Pires – CRM 13614

A oftalmologia é de muita importância, pois muitas doenças sistêmicas têm manifestações oculares. “O nosso olho é um órgão tão pequeno, mas pode ser afetado por 3.892 doenças sendo algumas raras e muitas delas se não forem diagnosticadas e tratadas a tempo, podem cegar ou matar. O papel do médico oftalmologista é cuidar dos seus olhos com competência, sabedoria e desvelo. Além dos exames de rotina, realizamos tratamentos clínicos e cirúrgicos com novidades tecnológicas de última geração, relativos aos procedimentos de Catarata, Cirurgia Refrativa, Glaucoma, Lentes de contato, Córnea e Retina”, explica a Dra. Eliana Pires, que se encantou pela área da oftalmologia já no quarto ano de curso de medicina, quando começou a acompanhar o ambulatório de oftalmologia.

Segundo a Dra. Eliana, o mecanismo do aparelho de visão pode ser comparado a tudo de tecnológico que temos, pois o nosso olho age como uma câmera que filma tudo que vemos e envia a imagem para dentro do globo ocular, que vai até um ponto central da retina, que é a camada mais interna do nosso olho, e é absorvida na macula (área central da retina) e transformada em impulso nervoso e enviada ao cérebro através do nervo óptico, funcionando similar a uma máquina que registra tudo e envia para uma central através de um cabo potente.

É relevante entender a importância do conhecimento médico no cuidado com os olhos, que devem ser realizados exclusivamente por médicos com especialização em Oftalmologia, que é uma área full-time. “Por isso a necessidade de estarmos constantemente em revisão e ampliação dos nossos conhecimentos através dos Congressos, Simpósios e cursos, que têm como finalidade abordar todos os aspectos da Oftalmologia Contemporânea nos vários graus de complexidade para atender aos interesses de todos os congressistas no quesito conhecimento, e, desta forma, podermos aplicar no benefício de nossos pacientes”, comenta a oftalmologista.

Equipe Clínica Centro Oftalmológico de Guarapuava

A médica, que atua na área há 25 anos, reconhece a importância que a especialidade vem tomando no Brasil. “A Oftalmologia Brasileira muitas vezes foi buscar conhecimentos e tecnologia em outros continentes e nos dias atuais, continuamos com estas boas práticas. Hoje temos o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, as Associações e Sociedades de Oftalmologia no Brasil, que visam congregar oftalmologistas, ampliar o estudo e acompanhar o desenvolvimento de todos os aspectos técnicos e científicos inerentes à cirurgia de retina e vítreo, cirurgia de catarata, aos implantes intraoculares e da cirurgia refrativa, propagando-os aos oftalmologistas e estendendo seus benefícios à comunidade”.

Ainda existem muitos desafios no campo, principalmente na questão de continuar inseridos na qualidade técnica e de conhecimento de países de grande poder econômico, como os Estados Unidos e os países europeus, por exemplo. “O dinamismo e a capacidade de acompanhar a evolução do conhecimento numa área de grande importância médica que é a Oftalmologia, é que me faz continuar motivada nesta busca constante de atualização”, comenta a Dra. Eliana.


Centro Oftalmológico de Guarapuava 

www.oftalmoguarapuava.com.br

(42) 3623 1771 – Whatsapp (42) 99913 1771

Rua Coronel Saldanha, 2351 – Centro

 

 

 

Edição Digital Grátis!
Assine nossa newsletter
Baixe a edição digital da revista gratuitamente e receba as próximas edições, promoções e conteúdos exclusivos em seu e-mail.
CADASTRAR
Não enviamos spam e você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor deixe seu comentário!
Por favor informe seu nome