O Dr. Reinaldo cita os fatores de risco da hérnia discal e maneiras de prevenir essa disfunção

 

A hérnia de disco é o resultado do deslocamento ou do desgaste dos discos intervertebrais. “É o deslocamento do disco intervertebral para um dos lados dos espaços intervertebrais, causando a compressão de um dos nervos, o que provoca dor e limitação do lado afetado”, explica o neurocirurgião Reinaldo Rocha Martins (CRM 6.104) (RQE 10.227). 

Os sintomas são, geralmente, dor em um dos membros inferiores, limitação funcional do membro do lado afetado, dificuldade de andar, dificuldade de marcha e dor na região lombar. Por isso, a importância de dar o tratamento adequado à hérnia discal. “Uma vez não tratada corretamente, pode ocorrer perda de alguns dos reflexos, como da elevação do dorso do pé, sendo o popular “pé caído”. Em alguns casos pode ocorrer atrofia muscular e, consequentemente, perda de força muscular”, ressalta o neurocirurgião.

 

Fatores que podem desencadear a hérnia discal

  • Esforço físico intenso e repetitivo;
  • Falta de atividade física; 
  • Falta de postura adequada;
  • Ganho contínuo de peso;
  • Predisposição genética;
  • Tabagismo.

 

Dessa maneira, exercícios físicos são recomendados para a prevenção do quadro de hérnia discal, ressaltando que não é qualquer exercício, mas sim os adequados para a doença. “Inicialmente, recomenda-se os tratamentos conservadores, como fisioterapia motora, caminhadas, alongamentos, fortalecimento na musculatura lombar, correção postural e acupuntura, se necessário”, aconselha.

Caso os sintomas e limitações persistirem de forma a limitar a atividade cotidiana da pessoa, o procedimento cirúrgico é indicado, que vai melhorar a dor, os movimentos e a qualidade de vida do paciente. “Vale lembrar sempre que o tabagismo é uma das causas de degeneração contínua das estruturas que fazem a estabilização da coluna vertebral, principalmente nos segmentos lombar e cervical, ocasionando uma facilidade maior para a formação da hérnia discal”, alerta o Dr. Reinaldo.

Edição Digital Grátis!
Assine nossa newsletter
Baixe a edição digital da revista gratuitamente e receba as próximas edições, promoções e conteúdos exclusivos em seu e-mail.
CADASTRAR
Não enviamos spam e você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor deixe seu comentário!
Por favor informe seu nome