A postura correta é importante para melhorar a qualidade de vida, evitar dores, lesões e outras patologias

 

No nosso cotidiano, é comum passarmos horas em frente ao computador ou no celular, e acabamos esquecendo de observar como estamos nos portando nesses momentos, se forçamos nossa coluna e mantemos uma postura incorreta. “A postura está diretamente ligada ao enfraquecimento muscular e perda da manutenção da massa magra (músculos). Por isso, é necessário realizar intervalos entre o trabalho com alongamento, sair da zona de conforto e dar a famosa “esticadinha”, além de praticar atividades físicas com profissional habilitado para fortalecer os músculos, minimizando dores e fadigas, ganhando força e estabilidade no corpo”, recomenda a Fisioterapeuta Thaisa Iohn (CREFITO 270845).

Outra dica da fisioterapeuta é em relação ao uso de sapatos de salto alto. “O salto alto altera a nossa maneira de andar, modificando nossa postura. O calçado ideal deve respeitar o formato dos pés, evitando zonas de compressão. A dica é usar o salto alto em tempo reduzido e alternando com outros tipos de calçados”. 

Os músculos responsáveis por uma postura adequada e forte são do Core (transverso do abdômen, reto abdominal, oblíquos e os paravertebrais). Segundo Thaisa, a principal consequência da má postura é a desordem desses músculos, o que pode resultar em patologias como:

  • Lordoses;
  • Escolioses;
  • Cifoses;
  • Desequilíbrio de articulações e muscoesquelético;
  • Problemas respiratórios;
  • Dores musculares. 

 

Além dessas consequências, a má postura pode desencadear dores fortes na coluna vertebral, cerca de 85% da população mundial sofre por alguma patologia na coluna segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). A hérnia de disco é uma das principais patologias. “Quando apresentamos uma postura incorreta, realizamos sobrecargas no disco vertebral, manifestando uma compressão no nervo. A região mais cometida com hérnia de disco é na cervical e lombar”, lembra Thaisa. 

 

Edição Digital Grátis!
Assine nossa newsletter
Baixe a edição digital da revista gratuitamente e receba as próximas edições, promoções e conteúdos exclusivos em seu e-mail.
CADASTRAR
Não enviamos spam e você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor deixe seu comentário!
Por favor informe seu nome