Com as facetas de porcelana é possível mudar a forma, cor, espaçamento e alinhamento dos dentes.

 

Restabelecer a estética, melhorar a cor dos dentes escurecidos, seja por tratamento de canal ou manchas, corrigir o aspecto anatômico de dentes malformados, fechar espaços entre os dentes são finalidades da faceta de porcelana. “A faceta é uma restauração que envolve apenas a face vestibular (frontal) dos dentes, onde é feito um preparo (desgaste) e a restauração pode ser realizada diretamente na boca do paciente (em resina) ou indiretamente, sendo feita a moldagem e confeccionada a faceta de porcelana que é colada no dente”, explica a cirurgiã dentista e implantodontista, Priscila Ryzy.

 

A faceta de porcelana, segundo Priscila, é colada no dente e como hoje existem vários tipos de cimentos é possível oferecer maior durabilidade dessa prótese ao paciente. “Os processos atuais e os materiais de confecção empregados, bem como a evolução dos métodos de colagem, tornaram as facetas laminadas um tratamento bastante confiável e resistente”, afirma a cirurgiã dentista. Contudo, a profissional ressalta que o tempo de duração é bem variável de indivíduo para indivíduo, considerando os hábitos alimentares, higiene, hábitos parafuncionais, tipo de oclusão. “O ideal é consultar um cirurgião dentista para estudar o caso e analisar a possível colocação da faceta”, completa Priscila.

O tempo médio para colocar a faceta de porcelana é de um mês. “Nesse período, como os dentes estão desgastados o paciente fica com uma faceta provisória até a de porcelana ficar pronta”, diz a cirurgiã dentista. A prótese é confeccionada em um trabalho conjunto do dentista e protético. “Quem confecciona o preparo, moldagem e cola a faceta é o cirurgião dentista e quem confecciona a faceta é o protético, por isso é necessário, além de um bom dentista, um bom laboratório para garantir um bom trabalho final”, salienta a implantodontista.

A faceta de porcelana é feita de acordo com o estado do dente do paciente. “Dentes cariados, muito escurecidos, quebrados ou que tem restaurações frontais grandes exigem um preparo diferenciado de dentes naturais que tem um leve escurecimento”, esclarece Priscila. Segundo ela, em relação a materiais, existem várias marcas de cerâmicas, cada uma com sua indicação.

O bem estar e a satisfação de sorrir com dentes harmoniosos e brancos é um dos principais fatores para a procura da faceta de porcelana. “O nível de exigência dos pacientes é cada vez maior e um sorriso bonito com cor uniforme, além de ser esteticamente agradável, simboliza saúde, higiene e, hoje, a busca da perfeição na nossa área é muito grande”, acredita a cirurgiã dentista.

 

O paciente pode apresentar alguma reação ao material da prótese?

“Reação à porcelana, propriamente dita, é muito rara. Existem pacientes que possuem reações alérgicas a outros tipos de materiais como acrílicos, metais. No entanto, antes de qualquer intervenção na boca do paciente, é sempre realizado uma anamnese (investigação sobre a saúde deste paciente), para ver se ele está apto a receber o tratamento odontológico”, responde Priscila.

 

Edição Digital Grátis!
Assine nossa newsletter
Baixe a edição digital da revista gratuitamente e receba as próximas edições, promoções e conteúdos exclusivos em seu e-mail.
CADASTRAR
Não enviamos spam e você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor deixe seu comentário!
Por favor informe seu nome