O acúmulo de placa bacteriana pode causar muitos malefícios para a saúde bucal

 

O tártaro é um depósito mineral com aspecto amarelado ou marrom, formado pelo acúmulo de placa bacteriana nos dentes. Esses resíduos podem ser percebidos com maior facilidade nos dentes inferiores, geralmente nos incisivos centrais e laterais, e podem se estender para o resto do sistema dentário.

Segundo o cirurgião dentista Gustavo Moritz Silva (CRO-PR 22055), a melhor forma de prevenção é a higiene bucal adequada, pois propicia o controle da placa bacteriana na boca. “Para um diagnóstico correto é necessário a avaliação de um dentista. Sempre preconizamos a boa higiene bucal e a visita regular ao seu cirurgião dentista para avaliações periódicas. Como controle diário indicamos a escovação correta, utilização do fio dental, cuidados com a dieta, e também tomar bastante água para ajudar em sua saúde bucal”, salienta o dentista.

Algumas complicações podem aparecer caso a pessoa não cumpra com a higiene dental recomendada pelo dentista. “Quando o tártaro está instalado com um depósito grande de resíduos dentro da boca, o descuido pode levar a várias complicações como inflamações gengivais, sangramento, mobilidade dos dentes, perda óssea, cáries, e até a perda destes dentes”, explica o dentista. Ter uma dieta equilibrada e controlar os alimentos como açúcar e carboidratos simples também são essenciais para saúde bucal.

 

Quais problemas o tártaro causa a saúde bucal?

Em casos até mais graves, o tártaro pode ocasionar a perda dos dentes. Veja outras complicações que esses resíduos podem ocasionar em nossa saúde dental:

  • Gengivite: consiste em uma inflamação e infecção que se dá nos tecidos de sustentação aos dentes, como gengivas e também os ligamentos;
  • Periodontite: é o estágio mais grave da gengivite, pois traz danos irreversíveis nas gengivas e ossos da boca;
  • Cárie dentária: representa pequenos orifícios na superfície dos dentes.
  • Mobilidade dentária e perda óssea: após um período prolongado de periodontite, a chance de as estruturas ósseas serem reabsorvidas aumenta, causando bolsas e mobilidade dentária que com o tempo podem agravar a estrutura de suporte do dente.
Edição Digital Grátis!
Assine nossa newsletter
Baixe a edição digital da revista gratuitamente e receba as próximas edições, promoções e conteúdos exclusivos em seu e-mail.
CADASTRAR
Não enviamos spam e você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor deixe seu comentário!
Por favor informe seu nome