Se você economiza sorrisos porque usa prótese total e acredita que todos vão perceber, saiba que existem opções que valorizam e proporcionam a harmonia facial, estética e, ao mesmo tempo, funcionalidade. Mas, será que a prótese total é capaz de imitar a gengiva natural? Confira as respostas e dicas do quadro Mito ou Verdade com o cirurgião dentista, Dr. Diego Rodrigues dos Santos.

 

É possível devolver a estética bucal e facial desejada ao paciente através da prótese total?

Diego – Verdade. O paciente quando perde seus dentes naturais sofre, além do prejuízo funcional, um abalo emocional, pois deixa de expressar singelas emoções, como um sorriso, já que sua estética facial está comprometida. Porém, a reposição destas estruturas devolvem ao paciente uma harmonia facial e o reabilita a estética e a funcionalidade, melhorando significativamente sua qualidade de vida.

 

A prótese total pode imitar a gengiva natural?

Diego – Verdade. As próteses totais deixaram de ter somente aquela gengiva homogênea e rosada e passaram a possuir uma gengiva artificial com relevo, coloração e detalhes que simulam com sucesso a gengiva natural, chegando a imitar, até mesmo, alguns pequenos vasos sanguíneos presentes na boca.

A coloração desta gengiva possui uma escala onde o dentista seleciona de acordo com a tonalidade da mucosa de cada paciente. Ainda podemos associar as próteses caracterizadas o palato (céu da boca) incolor que incrementam esteticamente as peças e desta forma as tornam praticamente imperceptíveis na boca do paciente.

 

É necessário realizar algum exame antes de começar a confecção da prótese?

Diego – Verdade. O dentista avalia primeiramente a quantidade de rebordo do paciente a fim de selecionar o melhor tipo de prótese total ao paciente, a removível ou a implantosuportada (fixa sobre implantes). Outro passo importante é a escolha dos dentes da peça protética, o qual é levado em consideração o sexo, tonalidade da pele, formato do rosto e outras características faciais do paciente para reproduzir os dentes com a maior naturalidade. Em alguns casos levam-se em consideração até mesmo fotos antigas de quando o paciente ainda possuía a dentição natural.

 

Essa prótese se adapta a todos os tipos de pacientes?

Diego – Verdade. Para isso, basta avaliar cuidadosamente o paciente e selecionar a prótese mais adequada a ele, dessa forma praticamente todos os pacientes podem ser beneficiados.

 

Prótese total e implantes são possíveis associar?

Diego – Verdade. Há diversas maneiras de associar estas peças a implantes. Elas podem ser fixas sobre alguns implantes, denominada protocolo. Também podem ser removíveis, utilizando implantes como suportes para aumentar sua retenção, esses suportes funcionam semelhantes a alguns “botões” onde o paciente encaixa a prótese e a remove para higienizar, denominados o’ring. Desta maneira, as próteses ficam com maior retenção e, assim, o paciente sente-se mais confortável e seguro.

 

È verdade que a prótese total dura para toda a vida?

Diego – Mito. Apesar de muitos pacientes tomarem como regra esta informação equivocada, as próteses tem um determinado tempo de vida útil, pois começam a sofrer desgastes e tornam-se estética e funcionalmente inadequada, além de favorecer o acúmulo de resíduos, devido sua rugosidade, o que pode prejudicar a saúde bucal do paciente. Este período varia conforme o modelo da prótese, mas, o tempo médio de indicação da renovação da prótese é de 5 anos.

 

Após instalar a prótese total, nos primeiros dias, o paciente consegue alimentar-se normalmente?

Diego – Verdade. Porém há um desconforto inicial ao uso das próteses e recomenda-se ao paciente uma alimentação mais líquida e pastosa e gradativamente aumentando a consistência dos alimentos, pois desta forma habituar-se-á com mais facilidade a peça protética.

Edição Digital Grátis!
Assine nossa newsletter
Baixe a edição digital da revista gratuitamente e receba as próximas edições, promoções e conteúdos exclusivos em seu e-mail.
CADASTRAR
Não enviamos spam e você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor deixe seu comentário!
Por favor informe seu nome