Desconfortos ocasionados por próteses dentárias removíveis podem ter seu fim com overdenture.

 

Maior estabilidade, fixação, melhora da qualidade de vida e maior aceitação do paciente são alguns benefícios que o método overdenture proporciona. Você que não é da área odontológica, deve estar se perguntando o que é ‘overdenture’? “O sistema overdenture é a associação da prótese dentária removível convencional (dentadura) com estruturas de suporte oferecidas pelos sistemas de implantes, onde há encaixes do tipo ‘macho/fêmea’ que fixam a prótese total aos implantes dentários para maior conforto do paciente”, explica a cirurgião dentista, Dr. Diego R. dos Santos.

Com o sistema overdenture, segundo o cirurgião dentista, é possível oferecer uma maior estabilidade as próteses removíveis, pois são confeccionados sistemas de encaixes, como, por exemplo, o barra/clipe e o o’ring, que melhoram a retenção e estabilidade da peça protética.

Além de proporcionar melhor retenção e estabilidade das dentaduras, o paciente que optar pela overdenture, de acordo com Dr. Diego, se beneficiará também de uma melhor qualidade de vida e, consequente, melhor aceitação da prótese, ou seja, aqueles pacientes que sofrem com as dentaduras que não ficam firmes na boca e se sentem desconfortáveis ao mastigar e, até mesmo, na sua relação social, poderão usufruir dos benefícios dos sistemas de encaixe.

O-ring - overdenture- dentadura

O primeiro passo para o tratamento é consultar um profissional capacitado para executar o procedimento. “Inicialmente realizamos um minucioso exame intra e extra-oral, exames radiográficos e um planejamento satisfatório. Após essas etapas, quando o paciente for considerado apto ao tratamento, são realizadas as cirurgias de instalação dos implantes, normalmente em uma única sessão. Então, se inicia os procedimentos de moldagens e confecção das peças protéticas, para que as peças estejam funcional e esteticamente adequadas ao paciente”, salienta o cirurgião dentista.

Após o procedimento, os cuidados que o paciente deverá ter são os mesmos indicados depois de uma cirurgia odontológica, como repouso de pelo menos dois dias após a cirurgia de instalação dos implantes e, quando necessária, a administração de alguns medicamentos auxiliares. “O principal cuidado a ser tomado pelo paciente, após o tratamento, é a correta higienização da peça protética e consultas periódicas ao cirurgião-dentista para avaliação e manutenções ao sistema overdenture”, ressalta o profissional.

 

Pacientes indicados para o overdenture

 

Os pacientes indicados para este sistema, conforme o profissional, são aqueles em que o rebordo (gengiva remanescente após extrações dentárias) está muito reabsorvido (pequeno), ou há alterações no mesmo que dificultam ou impossibilitam o uso da dentadura convencional. “Devido às adversidades citadas das próteses totais convencionais surgiram como alternativas as overdentures e os protocolos, sendo as primeiras com valores econômicos mais acessíveis”, afirma o cirurgião dentista.

Diego diz que não há muitas contra-indicações para o overdenture, porém pacientes impossibilitados de receber os implantes dentários, consequentemente não se beneficiarão das overdentures.

 

 

 

 

Edição Digital Grátis!
Assine nossa newsletter
Baixe a edição digital da revista gratuitamente e receba as próximas edições, promoções e conteúdos exclusivos em seu e-mail.
CADASTRAR
Não enviamos spam e você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor deixe seu comentário!
Por favor informe seu nome