Os pacientes têm acesso à fisioterapia, ortopedia, psicologia, arteterapia e pilates com os especialistas de cada área

Fundada em 2016, a Clínica Dominus foi idealizada a partir de um desejo do casal Felipe R. Grande e Rozana Terezinha Roecker em empreender. “O Felipe tinha um consultório em outra cidade e eu era empresária. Um dia, sentimos um forte desejo de trabalhar no mesmo ramo. Encontramos em Guarapuava um nicho aberto e pouco explorado pelos fisioterapeutas em trabalhar especificamente com analgesia (retirada de dor), já que o Felipe possui várias formações nesta área”, explica Rozana.

O nome surgiu através de orações feitas pelo casal. A palavra Dominus significa “Do Senhor”. “Sempre falamos que a clínica não é nossa, apenas cuidamos de algo que é de Deus e, Guarapuava foi à cidade escolhida para seguirmos esse projeto”, relata Felipe.

A Clínica Dominus atua como uma policlínica, oferecendo equipamentos novos, com o que há de mais moderno no mercado. Com um ambiente sofisticado e adequado para atender a todos, a Clínica Dominus tem o objetivo de crescer muito. Para isso, os proprietários Felipe e Rozana se preocupam em oferecer aos seus clientes serviços de várias áreas.

Entre as especialidades oferecidas pela Clínica Dominus estão: ortopedia, fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, pilates, arteterapia e, a partir deste mês, a Clínica Dominus passa a ofertar atendimentos sobre nutrição.

 

Você sabe para que serve a Terapia Crânio Sacral?

A fisioterapeuta Camilla Fagundes de Oliveira Bueno trabalha com terapia Crânio Sacral (TCS), que é um tipo de terapia manual que auxilia o corpo na sua capacidade de autocura, encorajando o organismo a eliminar os efeitos negativos do estresse sobre o sistema nervoso central. Através do toque suave, melhora o funcionamento das membranas, tecidos, fluidos e ossos em torno ou associados ao cérebro e a medula espinhal. Qualquer pessoa pode se beneficiar da TCS, uma vez que a técnica é aplicável em qualquer faixa etária.

Algumas condições específicas que podem ser favorecidas com a TCS incluem dores de cabeça, enxaquecas, autismo, comprometimento da coordenação motora, lesões cerebrais e de medula espinhal, fibromialgia, escoliose, problemas relacionados ao sono, dificuldades de aprendizagem, desordem do estresse pós-traumático, dores crônicas, desordens relacionadas ao estresse e tensão, desordens da infância, fadiga crônica, desordens no Sistema Nervoso Central, problemas ortopédicos e outros. Além da terapia Crânio Sacral, Camilla é especialista em fisioterapia traumato-ortopédica, pilates, auriculoterapia e pilates para gestantes.

 

Retirada da dor através de técnicas não-invasivas

O fisioterapeuta Felipe R. Grande trabalha na área há 10 anos, onde realizou diversas formações, dentre elas, a que trabalha com dores, tanto de origem muscular quanto nervosa, processos inflamatórios agudos ou crônicos dos tendões (tendinites), quiropraxia para lesões na coluna, Dry Needling (agulhamento a seco) nos músculos com contraturas musculares, e também, Kinesiotape, popularmente conhecidas como fitas que auxiliam em diversos tratamentos. Em muitos casos, é possível reunir todas essas técnicas em um único atendimento, onde se oferece uma sensação analgésica imediata para o paciente.

 

 

 

Como está o seu controle postural? Saiba que no Pilates esse é o objetivo primário

 A Clínica Dominus conta com um estúdio completo de pilates, coordenado pelo Fisioterapeuta Lucas Francisco Spuldaro. Esse método é utilizado como tratamento e prevenção de lesões, o qual tem o controle postural como objetivo primário. Cada paciente é submetido a uma avaliação postural, na qual identificamos possíveis desvios, encurtamentos e fraqueza musculares, para então desenvolver um plano de tratamento com exercícios adequados a cada paciente. É possível trabalhar com o fortalecimento, equilíbrio, flexibilidade, resistência e coordenação, além de melhora cardiorrespiratória. No atendimento com o método pilates, oferecemos profissionais especializados no tratamento de hérnias de disco, lesões de ombro, joelho e quadril, bem como na atuação com gestantes e crianças.

 

Você já ouviu falar em Arteterapia?

A arteterapia possibilita o autoconhecimento, enriquece a qualidade de vida, até mesmo de pessoas que passaram por doenças, traumas, dificuldades ou apenas para o desenvolvimento pessoal. Na Clínica Dominus, é possível encontrar esse tipo de atividade, com a arteterapeuta Thaysa Küster Marcondes Grando. O trabalho acontece através de procedimentos terapêuticos com o uso de linguagem artística, cênica, expressão corporal, música, audiovisual e literatura, em especial, o uso das artes visuais como os desenhos, modelagem, pintura, colagem, tecelagem e outros.

Com a arteterapia é possível desenvolver programas de prevenção, promoções de saúde, qualidade de vida e atividades científicas como pesquisas, organização e participação em eventos do gênero. O arteterapeuta é um profissional capaz de facilitar esse processo a partir da escolha adequada dos materiais artísticos. Por meio do estudo das técnicas artísticas e dos materiais, também é possível oferecer o caminho que ativa ou desbloqueia determinadas emoções. A arteterapia pode ser vivenciada por todos, não existem restrições.

 

Fonoaudiologia para desenvolver e aperfeiçoar a fala e a linguagem

A fonoaudiologia é uma área da saúde que busca desenvolver e aperfeiçoar aspectos que envolvem as funções cognitivas (de linguagem e da fala), as funções orofaciais e neurovegetativas (sucção, mastigação, deglutição e respiração), além da função auditiva, voz e fluência com os seus pacientes. O atendimento com a fonoaudióloga Karolyne Massuqueto visa orientar, avaliar e tratar as crianças com atraso de fala e linguagem, trocas e omissões de sons na fala, dificuldades de aprendizagem, leitura e escrita, gagueira infantil e dificuldade das funções neurovegetativas.

Utiliza-se quando necessárias técnicas de apoio como Therapy Taping (bandagem), intervenção com método ABA (análise do comportamental aplicada) e comunicação adaptativa para apoio de crianças com dificuldade de comunicar-se verbalmente, valorizando a interação, socialização e expressão.

 

Psicologia: auxilio para encontrar maneiras adaptativas para enfrentar as dificuldades pessoais

A Clínica Dominus oferece um espaço de escuta, acolhimento e orientações às palavras do sofrimento na singularidade de cada paciente, auxiliando num trabalho contínuo para lidar com as emoções mais difíceis e na organização do pensamento. Por meio do referencial teórico da psicanálise, o trabalho psicológico de Mônica P. Zeni Spuldaro busca encontrar maneiras adaptativas para enfrentar as dificuldades pessoais, redução de angústias e na promoção contínua da autonomia individual, em acesso às expressões do mundo inconsciente, até então ocultos, fazendo-as emergir, criando oportunidades e potencializando transformações.  Os atendimentos envolvem observações clínicas, técnicas projetivas e instrumentais lúdicos, proporcionando melhora da saúde mental, das relações interpessoais, com a família e na construção de recursos internos.

 

Você sabe o que é a artroplastia do quadril?

O médico ortopedista Angelo Rafael L. Lawryniuk atua diretamente com o diagnóstico e tratamento de lesões nos músculos, ossos, articulações e ligamentos do nosso corpo, tendo como subespecialidade cirurgia do quadril, atuando em cirurgias preservadora e reconstrutiva. A artroplastia do quadril (prótese) é comumente indicada nos casos de coxartrose (desgaste da cartilagem do quadril). A artrose do quadril (coxartrose) tende a tornar essa articulação dolorosa e com limitação de movimentos. Indica-se esta cirurgia para restaurar o movimento e aliviar a dor, melhorando a qualidade de vida. Também é possível usar próteses de quadril no tratamento de algumas fraturas do colo femoral.

Várias pesquisas foram desenvolvidas para o avanço da qualidade dos materiais protéticos e técnicas operatórias, promovendo um período de hospitalização curto e de recuperação acelerada. Sempre que possível o paciente começa seu protocolo de reabilitação junto à equipe de fisioterapia no dia seguinte à cirurgia, caminhando com auxílio de andador ou muletas.

Basicamente, uma prótese total clássica de quadril constitui-se de um componente femoral, um acetabular (na bacia) e uma cabeça esférica. Existem vários tipos de próteses em relação a tamanho, modelo, conceito, meio de fixação ao osso e superfícies de contato. As próteses também sofrem desgastes, por isso, se deve haver um bom planejamento pré-operatório para decidir o melhor momento para realizar a cirurgia e a escolha de implantes.

 


Rua Marechal Floriano Peixoto, 2342

Centro, Guarapuava, Paraná

Fone: 42 3622 1572

WhatsApp: 42 99852 0033

Edição Digital Grátis!
Assine nossa newsletter
Baixe a edição digital da revista gratuitamente e receba as próximas edições, promoções e conteúdos exclusivos em seu e-mail.
CADASTRAR
Não enviamos spam e você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor deixe seu comentário!
Por favor informe seu nome