Clareamento Dental

O clareamento dental é uma técnica que se tornou muito popular nos últimos anos devido ao apelo estético por dentes brancos. Este tratamento consegue dar uma resposta à preocupação que as pessoas têm em relação à sua imagem, e à importância que a cor de seus dentes apresentam para o sucesso na vida profissional, familiar e na auto-estima.

Devido aos avanços da odontologia e das tecnologias que estão envolvidas em todos estes processos clínicos, o clareamento dental é hoje um serviço muito avançado, com resultados satisfatórios e com um nível de segurança elevado.

Como funciona o clareamento?

Os dentes ao longo do tempo vão manchando principalmente devido ao consumo de alimentos e bebidas com corantes e cigarro. As moléculas do gel clareador aplicado aos dentes, penetram no esmalte e dentina e “quebram” as moléculas de pigmentos causadores das manchas, dissolvendo-as. Isto faz os dentes ficarem mais brancos.

Como posso clarear meus dentes?

Através do gel clareador que é utilizado de duas maneiras:

  1. No consultório, onde o cirurgião-dentista isola o dente, protege a gengiva e aplica o gel. Este gel somente deve ser utilizado pelo profissional, já que é de alta concentração.
  2. Em casa, sob a orientação de um profissional, o gel é aplicado em uma moldeira feita no consultório durante os dias especificados pelo cirurgião-dentista.

Os produtos usados no clareamento são seguros à saúde?

Sim. O gel clareador deve ser de procedência confiável e autorizado pelo Ministério de Saúde. Por isso, sempre deve-se consultar um profissional qualificado para indicar a melhor opção de gel para cada caso.

Tenho que trocar minhas restaurações após o clareamento?

Caso possua restaurações estéticas, principalmente na região “da frente” (anterior) pode haver necessidade de troca, pois o gel atua na estrutura dentária, mas não em restaurações existentes. O dente clareia, mas a restauração não, ficando diferente da cor final do dente.

O clareamento causa sensibilidade nos dentes?

Com o desenvolvimento tecnológico dos produtos utilizados a sensibilidade vem sendo cada vez menos freqüente devido à adição de componentes ao gel que, ajudam diminuir este incômodo. Existem produtos também que são passados antes da aplicação do gel em consultório.

Durante o clareamento dental posso ingerir alimentos e/ou bebidas com corantes?

Não. Preferivelmente evitar ao máximo refrigerantes derivados da cola (coca-cola, pepsi), refrigerantes e sucos com corantes (fanta uva, laranja … ), chá, café, alimentos com molho de tomate, alimentos como sorvetes e balas coloridas. Evitar fumar.

O dente que já foi clareado pode escurecer novamente?

Dentes clareados voltam a escurecer, mas não como antes. Hábitos alimentares e o fumo contribuem para esse escurecimento. Nestes casos, pode ser feita a manutenção com apenas uma sessão de retoque.

Edição Digital Grátis!
Assine nossa newsletter
Baixe a edição digital da revista gratuitamente e receba as próximas edições, promoções e conteúdos exclusivos em seu e-mail.
CADASTRAR
Não enviamos spam e você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor deixe seu comentário!
Por favor informe seu nome