Mito ou Verdade?

Mito ou Verdade?

O leite de vaca e seus derivados são consumidos por boa parte da população por serem fontes de cálcio, vitaminas e proteínas, componentes essenciais para o bom desempenho do organismo. O leite de vaca também é tido como um dos principais fornecedores de cálcio ao corpo ajudando na prevenção da osteoporose. Será verdade? Confira esta dica e muitas outras apresentadas pela especialista em nutrição funcional, Priscilla Franceschini.

1) O leite é conhecido como principal alimento fornecedor de cálcio, elemento essencial para a formação dos ossos e dos dentes à criança. Essas informações ainda prevalecem?

O leite de vaca e seus derivados são fontes de cálcio, proteínas, vitaminas e minerais, o que torna esse alimento parte do consumo diário da maioria da população. Porém, mesmo sendo fonte de uma série de nutrientes, estes não são aproveitados com eficiência pelo organismo humano.

2) Quem não gosta de leite e o exclui de sua dieta alimentar, o que fazer para suprir este alimento ao organismo?

Uma grande desvantagem do leite para o consumo humano é a intolerância à lactose, que atinge 75% da população mundial. Esse problema acontece quando a pessoa tem dificuldade para digerir o açúcar do leite e acaba apresentando diversos sintomas como flatulência, diarréia, dor e desconforto abdominal. Mas a lactose não é o único componente que traz transtornos ao organismo. As proteínas presentes no leite de vaca têm uma composição diferente das presentes no leite humano e, por isso, não são digeridas adequadamente no nosso corpo. Assim, o organismo reconhece a presença de um agente estranho e defende-se, gerando um processo inflamatório, que pode provocar reações como dermatite, rinite, gastrite, sinusite, otite, ansiedade, entre outros.

3)O leite, na fase adulta, diminui a possibilidade de desenvolvimento da osteoporose?

Não. O leite apesar de ser rico em cálcio, não possui boa biodisponibilidade desse mineral, pois o leite deixa o pH do sangue mais ácido e por estar em desequilíbrio com outros minerais necessários para sua real utilização sua absorção fica prejudicado o que dificulta a utilização adequada deste mineral pelo organismo.

4) Qual é a melhor base alimentar para suprir o cálcio e evitar doenças como a osteoporose?

A maior parte dos vegetais, especialmente os de cor verde-escura (brócolis, couve, agrião, rúcula, couve-flor), leguminosas, como a soja, e algumas sementes como o gergelim e quinoa, apresentam ótima biodisponibilidade de cálcio, o que oferece um equilíbrio mineral com outros nutrientes também indispensáveis. Por isso, é fundamental o consumo diário de alimentos como frutas, vegetais de folhas verdes, legumes e sementes.

5) O leite de vaca é fundamental em uma dieta alimentar?

O ser humano é o único mamífero que, após o desmame, continua consumindo leite e ainda o considera saudável e completo para todas as idades. O leite de vaca contém fatores imunológicos e nutricionais de boa qualidade, porém esses fatores funcionam para o bezerro. O leite materno, recomendado até os dois anos de idade, é fundamental para promoção de saúde na infância e na vida adulta dos seres humanos, após esse período de desmame, o consumo diário de vegetais, legumes, frutas e sementes se torna fundamental para a boa manutenção dos níveis de cálcio no organismo.

Edição Digital Grátis!
Assine nossa newsletter
Baixe a edição digital da revista gratuitamente e receba as próximas edições, promoções e conteúdos exclusivos em seu e-mail.
CADASTRAR
Não enviamos spam e você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor deixe seu comentário!
Por favor informe seu nome