Quantas vezes já foi dito para uma grávida “se você ficar com vontade de algo e não comer, o bebê vai nascer com a cara de tal coisa” ou “pelo formato da barriga, seu filho vai ser um menino”. Esses são apenas exemplos de mitos elencados quando uma mulher engravida. Ao longo da gestação, muitas hipóteses são argumentadas sobre o que a futura mamãe deve ou não comer, desejo sexual e sobre atividades que prejudicarão o bebê.
Para desvendar alguns mitos e verdades sobre o período da gestação, a Revista Mais Saúde conversou com o ginecologista e obstetra Helio Delle Donne Junior.

Revista Mais Saúde – É verdade que se a mulher teve o primeiro parto cesárea não poderá ter o segundo normal?
Helio – Mito. Só não tentamos o parto normal após duas cesarianas. Mas se a gestante fez apenas uma, pode sim tentar o parto normal.

Revista Mais Saúde – É verdade que grávidas sentem mais calor?
Helio – Verdade. A temperatura corporal da grávida é a mesma, mas como a gestante tem as veias mais dilatadas, ela perde muito calor e transpira mais. Então a grávida tem a sensação térmica de mais calor, mas a temperatura do corpo é a mesma.

Revista Mais Saúde – É mito ou verdade que grávidas podem desenvolver mais manchas na pele durante o período de gestação?
Helio – É verdade. Pois o hormônio melanina aumenta muito durante a gravidez. E esse hormônio, quando estimulado pelo sol, aumenta a pigmentação da pele e aí faz surgir manchas mais escuras, principalmente no rosto, mas podem aparecer em todas as partes do corpo. Por isso, é aconselhável usar o protetor solar para não estimular a produção da melanina.

Revista Mais Saúde – Se a barriga da grávida estiver pontuda, o bebê será uma menina, e arredondada, um menino. Isto condiz?
Helio – Mito. O formato da barriga depende da posição que o bebê se encontra no útero, e não do sexo do bebê. Se ele estiver sentado, a barriga terá um formato, se estiver atravessado, terá outro formato.

Revista Mais Saúde – Durante a gestação, a mulher sente menos desejo sexual?
Helio – Mito. Algumas tem um pouco de temor, medo inconsciente de que o ato sexual faça mal ao bebê. Outras ao contrário, por saberem que já estão grávidas e não correm o risco de engravidar, melhoram sexualmente, sentem mais prazer. Mas isso é variável conforme a paciente.

Revista Mais Saúde – É verdade que bebes grandes só podem nascer através de parto cesárea?
Helio – Mito. Se a mulher tiver um bom quadril, uma boa bacia, ele pode perfeitamente nascer de parto normal. Depende da proporção entre o bebê e a bacia da mulher.

Revista Mais Saúde – É verdade que os batimentos cardíacos do bebê aceleram quando a mãe fuma?
Helio – Mito. O fato de a mãe ser fumante pode atrapalhar em outras funções, como a circulação para o bebê, pode diminuir a placenta, reduz o tamanho, o peso, o cérebro, mas não aumenta a frequência cardíaca.

Revista Mais Saúde – Durante a amamentação não há riscos de engravidar?
Helio – Há riscos de engravidar sim. Algumas pensam que não há riscos, isso é um mito cultural antigo. Na verdade, existe uma pequena dificuldade de engravidar. Porém, é recomendado que a mulher use método contraceptivo no período da amamentação normalmente.

 Por Amanda Gollo

Edição Digital Grátis!
Assine nossa newsletter
Baixe a edição digital da revista gratuitamente e receba as próximas edições, promoções e conteúdos exclusivos em seu e-mail.
CADASTRAR
Não enviamos spam e você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor deixe seu comentário!
Por favor informe seu nome