Mito ou Verdade?

Mito ou Verdade?

Espinhas, cravos, caroços e cistos, todas estas manifestações são chamadas de acnes. Elas aparecem principalmente na adolescência e são responsáveis, muitas vezes, por causar constrangimento e receio de aparecer em público. O consolo é que a maioria dos casos de acne se resolve espontaneamente a partir dos 20 anos. Algumas pessoas acreditam que o aparecimento das espinhas acontece por que comeu muito chocolate, isto é apenas um mito ou verdade? Confira esta informação na entrevista fornecida pelo dermatologista, Lúcio Sérgio Camargo Caldas, à Revista + Saúde.

+ Saúde – O que são acnes?

Lúcio – A acne é caracterizada pelo processo inflamatório que afeta as glândulas sebáceas, a qual produz a oleosidade da pele.

+ Saúde – Quais são as causas responsáveis pelo aparecimento da acne?

Lúcio – As principais causas são genéticas, medicamentosas, emocionais, sazonais, externas – que podem acontecer pelo uso de cosméticos e causas hormonais.

+ Saúde – Tem alguma idade mais propicia para aparecer?

Lúcio – A acne pode aparecer desde em crianças até a velhice, mas a maior prevalência é entre 14 a 20 anos, na fase da puberdade induzida pelo início da produção de hormônios femininos (estrógenos) e masculinos (andrógenos).

+ Saúde – Quais os lugares do corpo que elas mais aparecem?

Lúcio – Nas áreas mais oleosas do corpo – face, peito e dorso.

+ Saúde – O chocolate tem algo a ver com o aparecimento das acnes?

Lúcio – Alguns estudos comprovaram que a dieta não tem muito a ver com o aparecimento da acne, entretanto é bom evitar alimentos gordurosos. No caso do chocolate é um mito com certo fundo de verdade.

+ Saúde – Algumas mulheres aparecem acnes alguns dias antes do período menstrual, por quê?

Lúcio – Por influência hormonal. No período pré-menstrual tende a agravar pela liberação do estrogênio.

+ Saúde – O tipo de pele tem alguma relação com a acne?

Lúcio – tem. A pele quanto mais oleosa maior a tendência de ter espinhas e cravos. Já a pele seca dificilmente tem acne, mas em contrapartida envelhece mais rápida.

+ Saúde – Qual é o tratamento para a acne?

Lúcio – O tratamento depende de cada caso, é individualizado de acordo com o paciente. Mas de maneira geral o tratamento se divide em sabonetes, loções, geis até tratamento oral.

+ Saúde – O que não se pode fazer em relação à acne?

Lúcio – É muito importante evitar a auto-manipulação por conseqüência da cicatriz e manchas na pele.

Edição Digital Grátis!
Assine nossa newsletter
Baixe a edição digital da revista gratuitamente e receba as próximas edições, promoções e conteúdos exclusivos em seu e-mail.
CADASTRAR
Não enviamos spam e você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor deixe seu comentário!
Por favor informe seu nome