O tripé constituído por pais, filhos e o profissional da psicologia fazem o sucesso desse tratamento

A psicoterapia infantil é o cuidado e atenção com a saúde mental da criança. Considerado um espaço potencial para o acolhimento das angústias, medos, inseguranças e um momento de intervenções com os pais. De acordo com a psicóloga Giselle de Mattos Leão Abdanur, o objetivo é promover uma infância saudável. “A psicoterapia infantil utiliza técnicas psicoterápicas que se baseiam no brincar como o meio natural de auto expressão para caminhar rumo ao bem-estar familiar, a prevenção e soluções de conflitos”.

São muitos os motivos que fazem a pessoa necessitar de psicoterapia. Porém, isso pode ser percebido quando os pais sentem que os filhos estão passando por dificuldades sem saber lidar e entende-las. “Em alguns casos, o encaminhamento à psicoterapia pode ser feito por outros profissionais da área da saúde como pediatria, psiquiatria, odontologia, fisioterapia, neurologia ou também pela escola”, explica Giselle.

Muitos pais têm dúvidas sobre quando buscar ajuda para os seus filhos. Por isso, acabam inseguros por desinformação. Dificuldades no relacionamento com as pessoas, na atenção ou aprendizado são aspectos relevantes para buscar auxílio de um psicólogo. Outras queixas comuns que indicam a necessidade de um acompanhamento psicológico são:

  • Choro excessivo;
  • Irritabilidade;
  • Timidez excessiva;
  • Birras e malcriações;
  • Isolamento;
  • Agressividade;
  • Medo de ficar em determinado ambiente sozinho, principalmente em dormir no próprio quarto;
  • Ciúmes após a chegada do (a) irmão (a);
  • Necessidade extrema de proximidade com os pais;
  • Enurese e encoprese;
  • Dificuldades escolares;
  • Recusar ir à escola de forma repentina;
  • Demora a falar ou andar;
  • Separação dos pais;
  • Perda de algum familiar;
  • Mudanças no comportamento em geral.

Durante os encontros, é necessário que ocorra o diálogo constante entre pais, filhos e psicólogo. “A participação dos pais é imprescindível para a evolução do tratamento, pois muitas vezes, se faz necessário solicitar informações para um anamnese ideal, como também, oferecer-lhes auxílio para o desenvolvimento satisfatório do processo psicoterapêutico. A parceria com a escola também é importante, já que, é no ambiente escolar que a criança passa boa parte do tempo”, afirma a psicóloga.

Segundo Giselle, a psicoterapia para crianças funciona através de brincadeiras, onde a criança encontra o auxílio do terapeuta, recursos de enfrentamento e expressão dos sentimentos, permitindo a resolução de conflitos interno e aliviando os sintomas. “O acompanhamento psicológico na infância promove uma vida emocional equilibrada, já que é ensinada de forma lúdica a importância de compreender as emoções para enfrentar os conflitos de forma saudável”, esclarece Giselle.

Mas não são apenas as crianças que se beneficiam com a psicoterapia. O trabalho é realizado também com os pais, afastando deles a ideia de que precisam exercer a função de pais de forma perfeita. “É importante lembrar que, a busca de Psicoterapia Infantil não significa que os pais não estão sendo bons suficientes, mas é preciso ressaltar que filhos não vem com manual de instrução, e que as falhas vão existir, mesmo quando os pais estão fazendo de tudo para não falhar”, enfatiza Giselle.

Muitos são os pais que se sentem culpados por não conseguirem dar o suporte necessário e solucionar as dificuldades que a criança está enfrentando. Quanto mais os pais perceberem o psicólogo como aliado, maiores serão os ganhos para o bem-estar dos filhos. “Psicólogos estão alertando para que os pacientes não tenham medo de pedir ajuda, o psicoterapeuta é a pessoa indicada para fazer esse acolhimento e propor mudanças de comportamento que trarão muitos benefícios. Quanto mais os pais compreenderem o que é a psicologia, e o quanto ela está a favor do bem estar da dinâmica familiar, maiores serão as conquistas”, salienta Giselle.

Edição Digital Grátis!
Assine nossa newsletter
Baixe a edição digital da revista gratuitamente e receba as próximas edições, promoções e conteúdos exclusivos em seu e-mail.
CADASTRAR
Não enviamos spam e você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor deixe seu comentário!
Por favor informe seu nome