As cirurgias plásticas contribuem na estética, mas atuam principalmente na autoestima e amor a si próprio

Quantas vezes você se olhou no espelho e desejou afinar o nariz, eliminar o excesso de pele das pálpebras, dar uma “levantadinha” nos seios, tirar uma gordurinha da barriga? Não há quem encare a sua própria imagem e não pense em mudar algum detalhe, seja no corpo ou no rosto. E deste grupo, também fazem parte as pessoas consideradas dentro dos padrões estéticos.

Para a maioria, este pensamento vai e volta, sem que o incômodo do que se deseja mudar afete de fato a vida, diminuindo a autoestima. Para outras, uma barriga saliente ou seios pequenos demais podem mexer tanto com a visão que se tem de si mesmo, que pode acabar gerando insatisfação constante e insegurança para enfrentar situações cotidianas.

Antes de pensar em partir para alguma cirurgia, é necessário perguntar-se sobre o que deseja mudar.

  • Causa incômodo em tarefas triviais?
  • Atrapalha o relacionamento com o parceiro?
  • Compromete a vida e gera problemas?
  • Causa vergonha a ponto de fazer com que a pessoa se afaste de algumas situações?

Hoje, a busca por procedimentos estéticos vêm crescendo. Isso acontece porque melhoram a aparência e consequentemente, a autoestima dos pacientes. De acordo com a cirurgiã plástica Dra. Beatriz Rocha Zagorski, os números de procedimentos estéticos realizados no Brasil são altos e crescentes. “É verdade que algumas cirurgias plásticas são importantíssimas para a saúde do paciente, mas os incríveis números de procedimentos realizados no Brasil mostram que o brasileiro é também bastante vaidoso”.

Clínica Bruno Quirino – Cirurgia Plástica

Segundo um relatório de 2011 da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), 14,2% de todas as cirurgias plásticas no mundo foram realizadas no Brasil, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, com 17,2%.

Conforme o cirurgião plástico Dr. Bruno Quirino, no ranking dos procedimentos cirúrgicos mais realizados no Brasil, estão:

1º – Lipoaspiração: Tornou-se popular no país por remover gordura localizada de regiões específicas do corpo, como o abdômen, glúteos, coxas, braços, pescoço e outras. Esta cirurgia é contraindicada para pessoas obesas, mas para quem deseja um melhor contorno corporal.

2º – Mamoplastia de aumento: Consiste no uso de uma prótese de silicone com o objetivo de aumentar o volume das mamas. “Ainda que atenda uma demanda estética apenas, em alguns casos ela é fundamental para a recuperação da autoestima feminina”, explica Dr. Bruno.

3º – Abdominoplastia: Se diferencia da lipoaspiração por realizar a retirada da gordura localizada e também do excesso de pele. A técnica é muito indicada para mulheres que passaram por diversas gestações e também em casos de grande perda de peso.

4º – Blefaroplastia: É caracterizada por uma intervenção cirúrgica com o objetivo de proporcionar o rejuvenescimento das pálpebras, eliminando bolsas de gordura e rugas que possam atingir a região. “É indicada, principalmente, para pessoas que já apresentam sinais de envelhecimento, sendo muito realizada por mulheres a partir dos 40 anos”, diz o cirurgião plástico.

5º – Redução das mamas: A mamoplastia redutora também está na lista das cirurgias estéticas mais procuradas, entretanto, é comum que seja realizada por fins funcionais. “Muitas mulheres possuem seios muito grandes e desejam reduzir o volume devido a dores nas costas e dificuldade para praticar atividades físicas”, salienta Dr. Bruno.

6º – Mastopexia com implantes: Além das técnicas de aumento e redução, também está na lista de cirurgias plásticas mais procuradas a mastopexia, conhecida como lifting das mamas, que consiste na correção do tamanho dos seios, reposicionamento da aréola e elevação dos seios.

7º – Rinoplastia: É a cirurgia plástica para alterações estéticas ou funcionais no nariz. São diversos os objetivos que podem ser alcançados com a realização do procedimento, desde alteração no tamanho do nariz, mudança da estrutura nasal, alteração no aspecto do nariz, como arrebitar a ponta e outros.

8º – Ritidoplastia: Menos popular no Brasil do que em outros países, a cirurgia de ritidoplastia objetiva o rejuvenescimento facial como um todo, englobando a região do pescoço, terço médio da face e testa. De acordo com o Dr. Bruno, esse procedimento é indicado, principalmente, para reverter sinais de idade avançada.

9º – Otoplastia: É uma cirurgia plástica mais comum na infância ou juventude, sendo realizada com o objetivo de promover alterações na orelha. “As principais deformações que podem ser revertidas com a técnica é a orelha de abano e também forma, posição ou proporções da orelha”, relata Dr. Bruno.

Dra. Beatriz explica que para cada caso, há uma indicação diferente de procedimento cirúrgico. Porém, ela está sempre preparada para pacientes que desejam melhorar algo em seu corpo e/ou rosto. O objetivo é que este procedimento lhe traga uma harmonia facial e/ou corporal. “Nem sempre o mesmo procedimento é indicado para pessoas com as mesmas queixas. Por exemplo, paciente com queixa de gordura abdominal, irá se beneficiar apenas com lipoaspiração quando não apresentar flacidez de pele concomitante. Entretanto, outro paciente com a mesma queixa, mas que apresenta flacidez cutânea, irá se beneficiar com a lipoabdominoplastia”.

E os cuidados ao realizar uma cirurgia plástica devem ser tomados antes, durante e após o procedimento. De acordo com a cirurgiã plástica, o sucesso de uma cirurgia não se faz apenas durante o ato cirúrgico. “Os cuidados de pré-operatório são tão importantes quanto os de pós-operatório. Há uma série de cuidados que podem ajudar a aumentar as chances de êxito, como manter a boa alimentação, evitar o tabagismo, não usar anticoagulante (AAS) pelo menos sete dias antes da cirurgia, hidratar bem a pele da região que será submetida ao procedimento, controlar comorbidades crônicas como diabetes, hipertensão arterial, hipercolesterolemia, realizar todos os exames solicitados pelo seu médico no pré-operatório, tirar todas as dúvidas sobre a cirurgia com o seu cirurgião plástico, o qual deve ser membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, e ler atentamente o termo de consentimento informado. Somente o seu cirurgião plástico poderá avaliar a real possibilidade e necessidade de realizar uma cirurgia plástica”, salienta.

 

Dra. Beatriz Rocha Zagorski

CRM/PR: 27.002

Dra. Beatriz é graduada em medicina pela Universidade Positivo. Fez especialização médica em cirurgia geral pela Santa Casa de Misericórdia de Ponta Grossa e em cirurgia plástica pela Universidade de Nova Iguaçu (UNIG), no Hospital da Plástica (Dr. Farid Hakme), Rio de Janeiro. Além disso, recebeu o título de especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

Sua especialidade é a cirurgia plástica estética. Ou seja, tudo que estiver relacionado à estética, como prótese para o aumento mamário, lipoaspiração, abdominoplastia, lifting facial, braquial e/ou crural, otoplastia, blefaroplastia, elevação das mamas (mastopexia), ginecomastia, rinoplastia e outras.

 

Dr. Bruno Quirino

CRM/PR: 34.567

Dr. Bruno Quirino, cirurgião plástico membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e da International Society of Aesthetic Plastic Surgery (ISAPS). Formado em Cirurgia Plástica no Hospital São Lucas – PUCRS, onde teve o cargo de Chefe dos Residentes. Realizou treinamento em Microcirurgia com o Prof. Dr. Fausto Viterbo na UNESP, Botucatu – SP, Rinoplastia e Cirurgia Facial em Dallas-TX. Fez especialização em Cirurgia Geral na Irmandade Santa Casa de São Paulo – SP. Graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de Ribeirão Preto – SP.

Atualmente, Dr. Bruno atende em Maringá, Guarapuava, Colorado e no exterior (Colômbia, México e República Dominicana).

 


Clínica Bruno Quirino – Cirurgia plástica

Av. Nóbrega, 768, zona 04

Maringá-PR

(44) 3030-1313 / (44) 9.9131-3330

brunoquirino.com.br

clinica@brunoquirino.com.br

Facebook e Instagram: @bqplastica

Clínica Salut

Rua Capitão Frederico Virmond, 2.426, Centro, Guarapuava-PR

(42)3623-9873

Edição Digital Grátis!
Assine nossa newsletter
Baixe a edição digital da revista gratuitamente e receba as próximas edições, promoções e conteúdos exclusivos em seu e-mail.
CADASTRAR
Não enviamos spam e você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor deixe seu comentário!
Por favor informe seu nome