Entenda como funciona e saiba o que esperar desse tratamento contra a gordura localizada

A lipocavitação é um dos tratamentos mais procurados nas clínicas de estética, e sua promessa é combater a gordura localizada, diminuindo medidas e modelando o corpo. Mas de que forma?  Segundo a esteticista Cleuza Meira de Godoi, a lipocavitação é por definição o mecanismo pelo qual alguns tipos de ultrassom destroem as células de gordura.

De acordo com a esteticista, a técnica funciona da seguinte maneira: o aparelho de ultrassom emite uma onda sonora inaudível capaz de penetrar na pele e chegar até os adipócitos (células de gordura). “Ela age como o tremor de um terremoto nas células. Essa agitação, chamada de cavitação, causa um dano físico nas células, que se quebram e liberam a gordura do seu interior”, explica Cleuza. Quando a membrana é rompida, a gordura se divide em outras duas substâncias: ácidos graxos livres e glicerol. Esse último se converte em água, sendo eliminado normalmente pelo organismo. O ácido graxo livre, por sua vez, é reaproveitado pelo corpo como energia.

A lipocavitação, segundo a esteticista, remodela o contorno do corpo, reduz medida, ajuda a diminuir a gordura localizada. Por isso, é indicada para quem tem um sobrepeso leve ou focos de gordura. O método não serve para mulheres que desejam emagrecer mais de 5 quilos, pois não há perda de peso, apenas de medidas. Gestantes e portadoras de marca-passo não devem fazer.

Conforme a esteticista, é possível aplicar a técnica na barriga, na coxa, nos flancos e na perna, e funciona contra a celulite também. “É um tratamento não invasivo, sem dor e sem efeitos colaterais”, explica. O tratamento dura em torno de seis a oito sessões, sendo uma sessão por semana. “Em média, é possível perder 5 centímetros em apenas cinco sessões”, completa.

A drenagem linfática pode ser incluída no tratamento para potencializar o efeito. “A grande maioria dos pacotes com lipocavitação inclui uma drenagem manual ou mecânica. É possível também adicionar a endermologia (uma massagem feita a vácuo) ao pacote”, sugere Cleuza. Mas uma alimentação equilibrada e atividade física regular são fundamentais nesse tratamento estético, e em qualquer outro. A esteticista também recomenda a prática de exercícios e caminhadas de 30 minutos três vezes por semana para queimar a energia liberada quando a célula de gordura é rompida.

 

Por: Camila Neumann

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor deixe seu comentário!
Por favor informe seu nome