2020 está chegando e, como de costume, as pessoas traçam as principais metas que buscam alcançar. Como se planejar?

 

Viajar, casar, ter uma vida saudável ou conseguir um novo emprego. Você já listou suas metas para 2020? Fazer planos até que é fácil, principalmente nessa época do ano, quando todo mundo acaba pensando e imaginando a vida diferente. Porém, ainda são poucos os que conseguem colocar em prática tudo o que desejam para o ano que está começando. E por que isso ocorre?

A psicóloga Luciane Becker de Oliveira (CRP 08/19890) explica que o fato de muitas pessoas deixarem de lado suas metas rapidamente pode ocorrer porque elas exigem muitas mudanças nessa época do ano, gerando uma certa pressão. “Cada pessoa lida com a chegada do novo ano de maneira distinta, mas se percebe uma ênfase coletiva em iniciar projetos ou criar metas neste período, do que de fato uma vontade individual em iniciar novos planos, e por parecer uma exigência se organizar, ganhar mais dinheiro, emagrecer ou achar um novo amor, as pessoas não conseguem levar adiante esses planos, seja no âmbito social, pessoal ou profissional”, comenta. 

Uma alternativa para não procrastinar ou abandonar os seus objetivos é saber planejá-los. “Você deve estipular metas e buscar por novos objetivos que realmente façam sentido para sua vida, pois caso contrário os planos ficarão somente no campo das ideias, além de se sentir muito frustrado por não atingir algo que parecia uma obrigação”, orienta a psicóloga. 

Nossas metas nos movimentam. A psicóloga Joseane Lisenko (CRP 08/20324) explica que ao traçarmos objetivos, acabamos nos impulsionando a ir em busca de cumpri-los. “Mas vale lembrar que precisam ser alvos tangíveis, possíveis de serem alcançados ao longo do ano. Lembre-se de traçar planos nos vários âmbitos de sua vida, como saúde, família, relacionamentos afetivos e sociais, carreira profissional, escolar ou acadêmica, espiritualidade, entre outros”, ressalta.

 

A Revista + Saúde te deseja um próspero Ano Novo!

Não esqueça: concentre-se nos seus novos objetivos, seja otimista e busque realizar seus propósitos. Tenha tempo de qualidade para você e para quem você ama. Preparamos cinco dicas para lhe auxiliar na hora de elaborar um bom planejamento. Confira: 

  1. Geralmente estabelecemos metas grandes e muito genéricas para o ano novo e isso só dificulta as coisas. Quanto mais específico você for, mais fácil será alcançar seus objetivos; 
  2. Prepare seus planos com calma e segurança. Não faça planos sem necessidade ou que você mesmo sabe que são quase impossíveis de alcançar. Isso apenas causará mais desânimo para conquistar coisas novas em 2020; 
  3. Divida suas metas em níveis específicos, como o pessoal, profissional, financeiro, entretenimento. Por mais que seja impossível separar as áreas de nossa vida, cada uma delas precisa ter uma meta. Você pode ser uma pessoa mais focada na área profissional e mais tranquila na área pessoal, por exemplo; 
  4. Tenha sempre pensamentos positivos independente do que for planejar e executar. Acredite em você mesmo e saiba que todos os seus sonhos e objetivos são defendidos e representados apenas por você; 
  5. Depois de elaborar sua lista com as resoluções, não basta apenas esperar elas acontecerem. É necessário empreender todos os esforços possíveis para alcançar as metas. Com a lista pronta, é mais fácil estabelecer objetivos e prazos. Mas atenção: não deixe tudo para o mesmo mês. É preciso fazer uma pausa entre seus alvos. 

 

Movimente-se e seja você o seu Ano Novo!

Edição Digital Grátis!
Assine nossa newsletter
Baixe a edição digital da revista gratuitamente e receba as próximas edições, promoções e conteúdos exclusivos em seu e-mail.
CADASTRAR
Não enviamos spam e você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor deixe seu comentário!
Por favor informe seu nome