Confira algumas recomendações para quem está iniciando uma rotina de atividades físicas 

 

O fato de que não podemos levar uma vida sedentária, sem praticar exercícios físicos regularmente, todo mundo sabe. Ter uma rotina de atividades físicas traz inúmeros benefícios, como a melhora na circulação sanguínea, fortalecimento do sistema imunológico e auxílio no emagrecimento, por exemplo. 

Atualmente, as pessoas mostram-se cada vez mais preocupadas com a saúde e bem-estar físico, deixando de lado a vida sedentária. Mas é preciso seguir algumas recomendações para não se sobrecarregar no início da rotina de atividades físicas. “Saber escolher qual tipo de atividade física que você gosta é essencial para que vire hábito e que seu corpo crie uma rotina. Se o corpo está sem atividade física há muito tempo, é necessário condicioná-lo a um novo estímulo e progredir de maneira gradual para evitar lesões e fadiga em excesso”, comenta a personal trainer Mariana Braga Pedroso Thomé (CREF 017479 G/PR).

Dessa maneira, independentemente do tipo de atividade física que você vai iniciar, é necessário começar por treinos mais leves e ir aumentando com o passar do tempo, sempre com recomendação profissional. “Por exemplo, se você vai começar na musculação, inicie com treinos leves e aumente gradualmente de acordo com as orientações do profissional que está te acompanhando. O mesmo vale para a corrida, comece por caminhadas e aos poucos inicie corridas leves, depois moderadas, e com o tempo você perceberá que sua capacidade vai aumentando e seu percurso de corrida também”, explica Mariana.

 

Recomendações para quem está começando

A personal trainer Mariana dá algumas dicas para quem quer iniciar uma rotina de exercícios:

  • Antes de iniciar algum programa de atividade física, consulte um médico para verificar se está tudo bem;
  • Hidrate-se sempre e tenha uma alimentação saudável;
  • Procure ajuda de profissionais especializados;
  • Faça com que a atividade física se torne um hábito, defina os dias e horários que vai realizá-la, para que desta forma ela comece a fazer parte da sua rotina diária, tornando-se algo automático;
  • Programe-se para ao mínimo 30 minutos diários e você sentirá o condicionamento do seu corpo melhorar e poderá aumentar a intensidade dos treinos aos poucos;
  • Procure realizar atividades que lhe deem prazer, para que se crie rotina e não desista rapidamente;
  • Chame um amigo para lhe acompanhar, assim você se sentirá estimulado a sempre estar se exercitando;
  • Recomenda-se que no início pelo menos 3 vezes na semana os exercícios sejam realizados;
  • Não existe um exercício certo para quem está começando, desde que realizado com segurança, basta escolher qual mais lhe agrada e começar, seja uma caminhada, musculação, pilates ou corrida, o importante é movimentar-se. Bons treinos!
Edição Digital Grátis!
Assine nossa newsletter
Baixe a edição digital da revista gratuitamente e receba as próximas edições, promoções e conteúdos exclusivos em seu e-mail.
CADASTRAR
Não enviamos spam e você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor deixe seu comentário!
Por favor informe seu nome