Férias X Trabalho

Férias X Trabalho

Depois de um ano de trabalho é hora das férias. Pensar em férias significa pensar em descanso, curtir a família e os amigos, viajar, recarregar as energias e esquecer a rotina com horário para acordar, almoçar. Parece um período muito agradável e esperado por todos. Mas, será verdade que todos os profissionais conseguem ficar fora da empresa e se desligar do ambiente de trabalho durante as suas férias? Confira esta resposta e as outras dicas na entrevista, realizada pela Revista + Saúde, com a psicóloga, Tânia Regina dos Reis Mansano.

Na sua opinião, as férias é tratada por todos os profissionais como um período de relaxar, de ficar mais próximo da família, de fazer atividades diferentes e de desligar-se dos compromissos do trabalho?

Tânia – Não para todos os profissionais, apesar de aguardarem com expectativas por este período, muitos não sabem ou não dão a devida importância deste momento. É um período de descanso, de relaxar mente e corpo, de sair da rotina, de fazer coisas que gosta e de ter prazer, de ter momentos lúdicos e aproveitar o convívio com familiares e principalmente estar consigo mesmo. Por não darem a devida atenção as férias e não planejarem bem, muitos podem voltar até mais cansados e tensos.

Por que para muitas pessoas é difícil tirar férias?

Tânia – A pessoa desenvolve durante o ano todo um ritmo de trabalho e quando entra em férias é difícil desacelerar este ritmo e se desprender de seus compromissos. Para desabituar da rotina de trabalho a pessoa leva em torno de 4 a 5 dias, por isso uma semana é muito pouco tempo para tirar férias, o mínimo é 15 dias.

Qual é o seu conselho para as pessoas que nas férias trabalham ainda mais e não aproveitam este período para curti-las?

Tânia – È preciso mentalizar ‘agora estou de férias, não vou atender telefonemas e olhar e-mail profissionais’. Nas férias é preciso esquecer todos os compromissos de trabalho e tarefas que ficaram por fazer. Férias é sinônimo de recarregar as energias, de relaxar, de estar com você mesmo, de estar com a família, de interagir com os filhos, de fazer o que você tem vontade, mesmo não podendo viajar por questões financeiras, ou porque o tempo é curto, ou até por querer curtir a sua casa que durante o ano, devido a correria do dia-a-dia, você não conseguiu. Mas, é importante não ficar preso a horários, padrões de comportamentos, porque estas regras são necessárias no trabalho e não para as férias.

O que faz muitas pessoas terem medo ou receio de ficar 30 dias fora da empresa ou clínica?

Tânia – Isto acontece, em maior proporção, com os cargos que exigem mais, como gerente, diretor de empresa, que acreditam que ‘tudo depende de mim, tenho que estar lá para os negócios ou andamento da empresa dar certo’, e assim não conseguem se desligar do trabalho. Outro motivo é a concorrência e a ameaça de ser substituído enquanto está de férias, ver a possibilidade de alguém ocupar o seu cargo e desenvolver as tarefas com maior competência.

O que as férias propõem para quem conseguiu se desligar da rotina de trabalho?

Tânia – O descanso das férias aumenta a produtividade do funcionário, melhora a qualidade do trabalho, volta mais criativo, as idéias fluem melhor, mais motivado á trabalhar, porque se as férias forem boas e a pessoa está satisfeita por conseguir fazer tudo o que queria e tinha vontade ela vai trabalhar o ano todo com garra para fazer de suas próximas férias ainda melhor. Além disso, vitaliza a saúde física, emocional, e é um momento de busca de um estado espiritual e renovação de esperanças.

E quem não conseguiu realmente tirar “férias”, o que pode acarretar mais tarde?

Tânia – Quem não consegue tirar férias já está com uma dificuldade muito grande, está sempre em estado de alta pressão, tem estresse em nível mais elevado, maior probabilidade de ter depressão, ansiedade, por isso é fundamental dar uma parada, tirar um tempo só para você, até mesmo para refletir o que você conseguiu realizar e conquistou durante o ano.

Edição Digital Grátis!
Assine nossa newsletter
Baixe a edição digital da revista gratuitamente e receba as próximas edições, promoções e conteúdos exclusivos em seu e-mail.
CADASTRAR
Não enviamos spam e você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor deixe seu comentário!
Por favor informe seu nome