Você está sempre muito cansado, mesmo no começo da manhã? Então, confira os sinais e fatores que podem estar provocando esse cansaço.

Ao acordar, você tem a impressão que não descansou? Que o cansaço do dia passado ainda permanece com você? O cansaço ou fadiga em excesso, podem ser ocasionados por vários motivos. Os mais óbvios, segundo a neurologista pediátrica, Dra. Silvia Mara S. Halick, são excesso de trabalho, rotina muito acelerada, estresse, rotina de privação do sono (tempo insuficiente de sono), ou sono de má qualidade, apesar do número de horas ser suficiente o sono tem uma distribuição inadequada, impedindo a sensação de revigoramento tão necessária para o início do novo dia.

A Síndrome da Fadiga Crônica é uma condição caracterizada por fadiga persistente e inexplicada durante seis meses ou mais, não resultante de esforço contínuo e sem alívio substancial através do descanso, trazendo como conseqüência redução significativa dos níveis prévios de atividades profissionais, educacionais, sociais ou pessoais.

Algumas patologias também podem interferir na revitalização das energias. Conforme a médica são as doenças crônicas em geral, doenças cardiológicas, pulmonares, reumatológicas, obesidade. “Essas patologias tendem a piorar a noite e interferir na qualidade do sono”, explica.

A apnéia, depressão, tensão e ansiedade são fatores que interferem e muito na condição do descanso. “A hipotonia muscular que ocorre com todo indivíduo em sono mais profundo é crítica no paciente “apnéico” que ao aprofundar o sono faz a apnéia, caracterizada pela parada da respiração por cerca de 10 a 20 segundos, evento que se repete várias vezes durante a noite de sono. O cérebro responde fazendo com que o indivíduo desperte e volte ao sono mais superficial, uma forma de proteção, mas com isso o paciente não chega ao sono ideal, pois não atinge ou mantém os estágios mais profundos do sono. Assim, ao acordar tem a sensação que dormiu, mas não descansou, acorda sem vigor para iniciar o dia”, esclarece Dra. Silvia.

Pessoas que se sentem excessivamente cansadas, incapazes de concentrar-se no trabalho e executar as tarefas diárias podem estar sofrendo da síndrome da fadiga crônica ou de patologias relacionadas ao sono como a síndrome da apnéia e hipopnéia obstrutiva do sono. “A síndrome da fadiga crônica tem como sintoma principal o cansaço crônico, onde o portador da doença dorme a noite e acorda como se estivesse trabalhado 12h”, completa a neurologista.

 

Diagnóstico

“Como a fadiga crônica pode ser ocasionada por uma gama de patologias ou até mesmo por comportamentos inadequados de uma vida moderna, o ideal é fazer uma avaliação médica para investigação e tratamento adequado”, ressalta Dra. Silvia.

 

Atitudes que ajudam a repor as energias

Atividade física, alimentação adequada e uma boa higiene do sono são hábitos que ajudam na hora do descanso e a recompor as energias. Segundo a neurologista, o sono é uma necessidade fisiológica e a higiene do sono deve ser respeitada. A higiene do sono está relacionada ao:

– Ambiente de sono – o quarto de dormir precisa ser respeitado como um lugar próprio para dormir, sendo recomendado ir para a cama somente na hora de dormir;

Dar preferência para quarto escuro;

– Horário regular para dormir e acordar – seguir uma rotina para dormir para que o organismo realmente alcance o objetivo do sono;

– Optar por medidas relaxantes – uma música calma, uma leitura tranqüila, banho morno, chá quente sem cafeína são hábitos que ajudam a estimular o sono;

 – Evitar – bebidas alcoólicas e alimentos ou bebidas cafeinadas antes de dormir.

 

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor deixe seu comentário!
Por favor informe seu nome