Mitos e Verdades - Estresse Urbano e Bem-estar

O estresse é algo presente na vida e nas conversas das pessoas. Compromissos do trabalho, trânsito, atenção aos filhos, serviços de casa, vida social, entre outras funções podem causar tensões excessivas e acarretar o estresse. Ele pode ser responsável por ocasionar, dependendo da predisposição orgânica do indivíduo, desde transtornos psicológicos – falta de vontade de realizar as atividades, ansiedade, depressão, síndrome do pânico – até manifestações físicas, como úlceras, taquicardia, hipertensão, entre outras.

Não é tarefa fácil evitar e controlar o estresse, por isso a Revista + Saúde entrevistou as psicólogas, Fernanda Burbulhan e Debora Rickli Fiuza, para esclarecer dúvidas e trazer informações de como aliviar essas tensões.

 

Revista + Saúde – A programação diária sem flexibilidade gera estresse?

Depende. Grande parte das pessoas apresentam sintomas de estresse frente a uma rotina inflexível e sem atividades que proporcionem prazer. No entanto, essa relação não é linear, de forma que não é possível determinar que uma programação diária sem flexibilidade, necessariamente, gere estresse.

 

Revista + Saúde – É verdade que a meditação, como o ioga, ajuda a aliviar a tensão excessiva?

Verdade. É importante que cada pessoa identifique atividades que lhe permitam aliviar as tensões do dia-a-dia e invistam em atividades que lhes proporcionem prazer, como ioga e meditação, ou qualquer outra que retire o foco das obrigações, como pintura, esporte, música, entre outras.

 

Revista + Saúde – No trânsito, as buzinadas e a falta de educação de alguns motoristas podem causar estresse?

Verdade. Essas ações menores como as buzinadas e a falta de educação no trânsito podem desencadear sintomas de estresse em pessoas que já se encontram predispostas, ou seja, com algum tipo de dificuldade na vida profissional ou pessoal. Assim, apesar da falta de educação no trânsito ser desagradável a todos, cada pessoa irá reagir de uma maneira diferente.

 

Revista + Saúde – Descansar pouco ajuda a ativar o estresse?

Verdade. O momento de descanso e até mesmo o ócio são fundamentais para a saúde mental.

Bem Estar Urbano

Revista + Saúde – Quais os efeitos danosos do estresse à saúde?

O estresse atrapalha a rotina das pessoas, tanto na vida pessoal quanto na vida profissional, interferindo nas relações interpessoais e também na sua saúde física. Os danos podem ser mais ou menos graves, de acordo com a estrutura psíquica e física de cada um. É importante que as pessoas identifiquem o que lhes causa estresse e que não se acostumem a isso, buscando alternativas para uma vida mais equilibrada.

 

Revista + SaúdeÉ verdade que escutar músicas, dedicar um tempo para o lazer, viajar, ajuda a combater o estresse?

Verdade. Investir tempo e energia em interesses particulares, sejam eles quais forem, é fundamental para a saúde mental dos indivíduos e, consequentemente, auxiliam no combate ao estresse.

 

Revista + Saúde Ao levar problemas do trabalho para casa e ficar pensando neles até na hora de dormir, pode correr o risco de o estresse despertar junto de você?

Verdade. É muito difícil separar os compromissos de trabalho da vida pessoal. Em algumas situações, é inevitável deixar as dificuldades do trabalho no ambiente de trabalho, porém, essas situações não devem incorporar-se à rotina. É necessário que exista equilíbrio entre essas duas áreas, de forma que nenhuma delas seja prejudicada

 

Edição Digital Grátis!
Assine nossa newsletter
Baixe a edição digital da revista gratuitamente e receba as próximas edições, promoções e conteúdos exclusivos em seu e-mail.
CADASTRAR
Não enviamos spam e você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor deixe seu comentário!
Por favor informe seu nome