A sua saúde precisa estar em dia. Por isso, confira as dicas e orientações da Dra. Alessandra Junger Gavarrete

Se você está planejando se tornar mamãe nos próximos meses, você deve estar se perguntando o que o bebê precisa ao nascer, como comprar enxoval, fraldas e muito mais. Mas, nesse momento, tudo o que você mais precisa é cuidar da sua saúde, para ter uma gravidez saudável e de qualidade durante a gestação. Por isso, toda a mulher que deseja engravidar, deve ter em mente a importância do médico ginecologista e deve procurar a ajuda do mesmo. “Nas consultas são pesquisadas infecções através de sorologias, feito o exame clínico e orientações gerais. Além disso, podemos fazer uma programação metabólica da gestante, para que ela não tenha déficit hormonal e nutrientes durante a gestação”, ressalta a médica ginecologista Alessandra Junger Gavarrete (CRM 21394-PR).

O Papanicolau ou Preventivo é um dos exames que as mulheres precisam fazer, pois, segundo Alessandra, é somente com ele que se pode descartar lesões malignas e pré-malignas do colo de útero. Se a mulher for diagnosticada com lesão pré-maligna, ela possivelmente deverá adiar a gestação para fazer o tratamento adequado. Além do Papanicolau, a suplementação de algumas vitaminas e minerais é fundamental. “Na gestação, há um consumo maior de vitaminas e minerais. Porém, na preconcepção é essencial a suplementação com folato, uma vitamina que na sua deficiência pode acarretar mal formação no tubo neural do feto”, salienta a ginecologista. 

Por onde começar? 

A consulta ginecológica deve ser o primeiro passo, para tirar todas as dúvidas. Já a alimentação, é fundamental para o desenvolvimento adequado do feto. Como já citei aqui outra vez, os primeiros 1000 dias da criança começam a ser contados desde o dia da fecundação e é neste período que podemos modular o gene da criança. Se tiver uma gestação saudável, com alimentos equilibrados, atividade física adequada, conseguimos ajudar a expressar genes bons e silenciar genes ruins.

Atividade física no período gestacional também é muito importante para evitar excesso de ganho de peso, evitar diabete gestacional, doença hipertensiva da gestação e evitar edema em excesso. A prática de Pilates e Yoga tem também o benefício de tranquilizar a gestante, porém, algumas posições podem ser contraindicadas neste período. Por isso, a futura gestante deve sempre procurar por profissionais atualizados.

Edição Digital Grátis!
Assine nossa newsletter
Baixe a edição digital da revista gratuitamente e receba as próximas edições, promoções e conteúdos exclusivos em seu e-mail.
CADASTRAR
Não enviamos spam e você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor deixe seu comentário!
Por favor informe seu nome