Saiba qual é a mais adequada de acordo com os seus objetivos e aprenda a tirar o melhor proveito de cada uma delas

Caminhar e correr são as duas atividades físicas mais populares do mundo, devido aos inúmeros benefícios que tais práticas podem trazer ao bem estar físico e psicológico de seus praticantes. Entretanto, há muito debate em torno de qual seria mais benéfica para a saúde a longo prazo. Segundo a personal trainer Diandra Padilha, a resposta depende do objetivo e da condição física de cada um.

De acordo com Diandra, antes de iniciar qualquer atividade, é importante ter em mente que só a atividade física não lhe trará os resultados desejados, pois há outros fatores importantes para o alcance de seus objetivos, como alimentação adequada, hidratação e descanso. Além disso, procurar um médico para avaliar sua saúde antes de começar as atividades é essencial.

 

Sedentarismo

Para pessoas sedentárias que querem iniciar alguma dessas atividades, Diandra afirma que a melhor opção é a caminhada, devido a menor intensidade do exercício. “Assim o praticante pode avaliar suas condições físicas, e desta forma evoluir e adquirir melhor aptidão, para que consequentemente possa praticar corridas mais leves e curtas”, explica.

 

Perda de peso e prevenção contra doenças

Conforme a personal trainer, quando se trata de controle e perda de peso alguns estudos recentes mostram que a corrida tem sido muito mais eficaz. No entanto há outros estudos que mostram que a prática regular da caminhada pode trazer ao seu praticante resultados importantes quando se trata de controle e melhora de quadros clínicos que envolvem doenças cardíacas e degenerativas. “Ambas atividades mostram um resultado expressivo, tanto na perda quanto no controle do peso corporal, bem como na melhora do condicionamento físico, fazendo com que seus praticantes tenham menor chances de ter problemas como hipertensão, doenças ósseas, articulares e respiratórias, aumento do colesterol ruim, diabetes e doenças cardíacas”, acentua.

 

Corrida traz mais resultados do que a caminhada?

De acordo com a personal trainer, é possível obter os mesmos resultados praticando as duas atividades, o que varia é o objetivo do praticante, em se tratando de gasto energético (queima de calorias) é melhor optar pela corrida, pois ao comparar a corrida e a caminha em tempo e distância iguais, certamente a corrida terá um maior gasto energético, e que se queremos alcançar na caminhada resultados semelhantes, consequentemente o tempo terá de ser uma vez e meia maior e o percurso duas vezes mais longo. “É importante lembrar que durante qualquer uma dessas atividades a respiração é a parte mais importante, pois respirar corretamente ajuda na oxigenação do cérebro e da musculatura, evitando que a pessoa se canse rapidamente ou tenha um mal súbito”, aconselha.

 

Musculação é essencial

A personal trainer ressalta que só corrida ou caminhada não trarão todos os resultados desejados, sendo importante intercalar uma destas atividades com treinos de musculação. “Pois a musculação além de melhorar a capacidade muscular, ajuda no emagrecimento, definição e fortalecimento dos ossos e músculos, melhorando a estética corporal e assim contribuindo para uma autoestima mais elevada, diminuição do estresse, e mais disposição para enfrentar o dia a dia”, completa.

 

O importante é se sentir bem

Para atingir resultados positivos, como lembra a personal, é muito importante procurar um profissional de Educação Física, para que este possa orientá-lo de maneira correta durante suas atividades, indicando os exercícios mais adequados de acordo com suas limitações e objetivos. “Cada corpo reage de maneira diferente e nem tudo o que é bom para um pode trazer o mesmo resultado para outro”, explica a personal trainer. “Vale lembrar também que não importa se você vai escolher correr, caminhar ou praticar qualquer outra atividade física, o importante é que você pratique uma atividade que lhe faça bem”, completa.

 

Por: Camila Neumann

Edição Digital Grátis!
Assine nossa newsletter
Baixe a edição digital da revista gratuitamente e receba as próximas edições, promoções e conteúdos exclusivos em seu e-mail.
CADASTRAR
Não enviamos spam e você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor deixe seu comentário!
Por favor informe seu nome