Práticas simples como alongamentos podem aliviar consideravelmente os sintomas da lombalgia

 

A dor nas costas é um problema muito frequente nas pessoas que passam períodos de tempo sentadas e estáticas. Ela se origina, na maioria das vezes, a partir do músculo, podendo ser devido ao cansaço, má postura ou levantamento de peso. Mas o que podemos fazer para melhorar os sintomas de dores nas costas?

Segundo o fisioterapeuta João Orlando Cabreira, além de consultar um profissional especializado, não fazer força demasiadamente pode aliviar as dores nos casos mais extremos de desconforto. “Dor nas costas, ou lombalgia, é um sintoma de que algo não está correto com a sua coluna. O ideal é procurar um médico ou um fisioterapeuta de sua confiança para uma orientação. Uma atividade física em si tende a reduzir as dores nas costas. Agora, se o problema estiver avançado, uma atividade física poderá prejudicar ainda mais as suas dores. Basicamente quando estiver com dor, deite em um chão rígido e faça somente alongamentos, não faça força nesses dias. Uma bolsa de água quente no local também pode aliviar a dor (remédios somente com orientação médica).”

Para termos uma boa postura, precisamos manter uma musculatura equilibrada, ou seja, ter os músculos alongados e também fortalecidos. Não existe um exercício específico, portanto é bom fazer alguma atividade que você goste, como por exemplo, musculação, pilates, natação, artes marciais e até a dança.

Uma postura adequada traz inúmeros benefícios para a coluna, e principalmente melhora a qualidade de vida com a redução da lombalgia. Além de também favorecer o bom funcionamento dos órgãos, uma vez que a má postura faz com que a pessoa fique arcada, e consequentemente, com os órgãos internos comprimidos e dificultando o seu funcionamento. Com a prática do alongamento e fortalecimento, de acordo com o fisioterapeuta, é comum se sentir mais ativo, destravado e principalmente mais disposto na hora de trabalhar. “Uma pessoa com uma postura saudável só tem a ganhar. Sendo que o sedentarismo prejudica nosso corpo por dois motivos: primeiro porque você fica com a sua musculatura postural enfraquecida e encurtada, elevando os riscos de problemas. Segundo porque o sedentarismo leva ao ganho de peso, e toda vez que você ganha peso, altera toda a postura, principalmente quando se ganha gordura abdominal. Por isso, postura saudável, vida saudável!”, finaliza João Cabreira.

Edição Digital Grátis!
Assine nossa newsletter
Baixe a edição digital da revista gratuitamente e receba as próximas edições, promoções e conteúdos exclusivos em seu e-mail.
CADASTRAR
Não enviamos spam e você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor deixe seu comentário!
Por favor informe seu nome