O Pilates Suspenso (PST) é um sistema novo no Brasil e vem sendo introduzido nas clínicas de fisioterapia e academias devido aos grandes resultados e pela maneira dinâmica em que é aplicado sem risco de causar lesões.

É um treinamento em suspensão, uma união do “TRX”, método criado pela Marinha Norte Americana para que os soldados pudessem treinar em qualquer lugar, como em submarinos e navios e com um único aparelho que permitisse um grande número de exercícios, e o método Pilates, um sistema único de exercícios de alongamento e fortalecimento, desenvolvido há noventa anos por Joseph H. Pilates, que fortalece e tonifica a musculatura, melhora e corrige a postura, aumenta a flexibilidade, treina o equilíbrio, além de trabalhar a consciência corporal e a concentração, e como conseqüência traz a tão cobiçada estética corporal: um corpo mais definido.

Os exercícios do Pilates foram adaptados a este método em suspensão, surgindo assim uma nova modalidade, o Pilates em Suspensão (PST), que faz o uso do peso corporal e gravitacional, permitindo a realização de muitos exercícios funcionais. Nesse sistema de treinamento são empregados os exercícios originais do método Pilates associado a tiras em suspensão, utilizando o peso corporal como sobrecarga, gerando equilíbrio, flexibilidade e força.

É realizado em um único ambiente e em um único aparelho, onde por meio de fitas não elásticas suspensas, o mesmo material que pára-quedistas usam com travas de segurança que suportam 250 kg, o fisioterapeuta estimula exercícios de força e resistência por variações do peso do corpo e das angulações aplicadas. Há também a utilização de outros acessórios da fisioterapia, como cama elástica, bosu, prancha de propriocepção, rolo, bolas e outros materiais, que são introduzidos de forma gradativa, tornando a sessão muito mais dinâmica e motivadora, podendo-se trabalhar exercícios de reabilitação e prevenção, exercícios funcionais e condicionamento físico, sendo utilizado desde o treinamento de atletas de elite até a reabilitação fisioterapêutica, ampliando assim as técnicas da fisioterapia.

Assim como no método Pilates, a centralização e o controle do movimento são os princípios mais importantes para uma perfeita execução dos movimentos. No método, todos os princípios do Pilates são enfatizados a todo instante, a técnica da respiração é um elemento importante, pois potencializa os movimentos e previne alterações na pressão sanguínea, o CORE (centro do corpo, composto de músculos da região lombo-pélvica, que estabilizam a coluna) e os demais princípios do método são utilizados constantemente, originando resultados surpreendentes, não importando o nível de condicionamento ou a idade dos usuários, já que o programa de treinamento é específico para cada pessoa e respeita suas limitações.

Pilates em suspensãoO diferencial do PST de outras atividades tradicionais, é que o treinamento tradicional trabalha normalmente um músculo de cada vez, não sendo funcional para a realização da maioria das atividades cotidianas. O Método Pilates trabalha o uso de planos múltiplos do movimento e trabalha os músculos e articulações de forma global. Muitos fisioterapeutas estão usando o PST para reabilitação e prevenção de um amplo aspecto de lesões em seus pacientes. Pessoas que não se adaptam a academias e outras atividades físicas, ou que gostam de fazer um exercício com uma boa orientação, se adaptam com facilidade ao PST, pois há trabalho metabólico e tensional, gerando assim um ganho de força e massa muscular.

 

Logo, todos podem se beneficiar do método. O usuário pode controlar a resistência e o nível de dificuldade apenas deslocando a posição de seu corpo, podendo ser usado por todas as pessoas, desde as que estão fora de forma até as que já praticam exercícios de alta intensidade, tendo como benefícios boa postura, flexibilidade, força, equilíbrio, aumento do tônus muscular e, como conseqüência, a boa forma.

A clínica sempre está trazendo novidades em tratamento. Com o sucesso e a grande demanda pelo método Pilates, Guarapuava já pode contar com este novo método, o Pilates em Suspensão.

Joana A. K. Likes – CREFITO 146173-F

 

Edição Digital Grátis!
Assine nossa newsletter
Baixe a edição digital da revista gratuitamente e receba as próximas edições, promoções e conteúdos exclusivos em seu e-mail.
CADASTRAR
Não enviamos spam e você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor deixe seu comentário!
Por favor informe seu nome