Beber água é importante para diversas funções do organismo, confira algumas delas

 

Não é novidade para ninguém que a água é essencial para a vida e para o bom funcionamento do nosso corpo. Cerca de 70% do nosso organismo é composto por água, por isso ela é tão importante e é recomendável que bebamos todos os dias, pois ela tem diversas funções no nosso organismo. “A água regula as funções do organismo, hidrata pele e cabelos, evita cálculos renais e controla a saciedade, dentre outros muitos benefícios”, explica a nutricionista Aline Jabur.

Além disso, ingerir água também pode auxiliar no bom funcionamento dos rins. Os rins são órgãos de muita importância pois são eles que filtram o sangue e toxinas para serem secretadas pelo organismo. Uma vez que os rins estão prejudicados, essas toxinas ficam circulando pelo nosso corpo, o que pode acarretar em doenças, muitas vezes letais. Nesse sentido, beber a quantidade certa de água por dia pode ser uma alternativa para manter os rins saudáveis. “Práticas como beber 1 copo de água em jejum ao acordar e pelo menos 2 litros de água durante o dia são essenciais e fazem toda a diferença. Uma atitude importante para aumentar o consumo de água é não esperar ter sede para isso, programe despertadores para lembrar-se de beber água. A sede é um sinal de que o corpo já está precisando de água há muito tempo, e muitas pessoas ignoram esse sinal”, alerta a nutricionista.

 

Conheça outros benefícios da água, segundo a nutricionista Aline Jabur

Bom para combater celulite
Ajuda o organismo a eliminar as impurezas, além de facilitar a evacuação e melhorar a circulação sanguínea. O resultado disso evita o aparecimento da celulite.

Unhas e cabelos hidratados 
É possível notar se o corpo está hidratado avaliando as características do cabelo e das unhas.

Livre-se dos inchaços 
Quando o corpo está hidratado, o volume de sangue aumenta e melhora a circulação. Beber água ao longo do dia evita que o organismo retenha sódio, responsável pelos inchaços.

Equilíbrio corporal 
O consumo adequado contribui para a absorção dos nutrientes necessários ao equilíbrio da pele. Além disso, a água estimula o intestino que elimina toxinas impedindo que o seu acúmulo seja refletido na pele.

Rejuvenesce 
É uma forte aliada dos cremes hidratantes, pois ambos trabalham juntos para deixar a pele mais bonita e saudável. Os cremes conseguem atingir a camada superficial da derme, enquanto a água é capaz de hidratar as camadas mais profundas da derme.

Contra o envelhecimento 
As fibras de colágeno, responsáveis pela sustentação da pele, dependem da água para a sua renovação e seu bom funcionamento.

Ajuda a emagrecer
Beber água antes e entre as refeições ajuda a aumentar a sensação de saciedade. Além disso, auxilia no processo de digestão e melhora a prisão de ventre.

 

Cuidado com os excessos

Apesar dos inúmeros benefícios que o consumo de água pode trazer, é válido lembrar que o excesso pode trazer complicações. “Beber água demais em um curto espaço de tempo pode provocar a hiponatremia, que é uma diminuição na concentração de sódio na corrente sanguínea. Sem o sódio, nervos e músculos podem não funcionar corretamente. Por isso, a recomendação do consumo de água varia de 35 a 45 ml/Kg ao dia, dependendo de cada indivíduo”, finaliza Aline.

Edição Digital Grátis!
Assine nossa newsletter
Baixe a edição digital da revista gratuitamente e receba as próximas edições, promoções e conteúdos exclusivos em seu e-mail.
CADASTRAR
Não enviamos spam e você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor deixe seu comentário!
Por favor informe seu nome