destaque

É tempo de pinhão! Um prato típico do inverno que, além de saboroso,possui propriedades que são benéficas para a saúde. O fruto, conhecido por ser rico em fibras, auxilia no controle do colesterol, diabetes e ainda fornece uma boa quantidade de carboidratos com baixo índice glicêmico. Portanto, uma ótima fonte de combustível que não dispara rápido os níveis de açúcar no sangue e uma vantagem para quem está acima do peso ou tem diabetes, desde que consuma com controle, fazendo corretamente as trocas alimentares.

Segundo a nutricionista Taísa Haick Dalla Vecchia Pereira, quando o fruto é exposto ao fogo, o amido do alimento sofre reações que o tornam mais gelatinoso, facilitando a sensação de saciedade e o trânsito intestinal. “Além disso, durante o cozimento, a semente absorve pigmentos da casca. Esses compostos que dão o tom acastanhado ou avermelhado são antioxidantes, isto é, minimizam os danos dos radicais livres às células, inclusive dentro dos vasos”.

O fruto contém ainda componentes que podem minimizar os riscos de câncer, como manganês, zinco, ferro e vitamina E. “Quem precisa de uma energia extra também tem no pinhão um parceiro incondicional, pois a semente fornece uma boa quantidade de carboidratos”, explica.

Outro ponto importante que a nutricionista ressalta é que, para quem tem problema renal é preciso cuidado, pois o fruto tem muito potássio, ultrapassando facilmente a quantidade recomendada do mineral nesses casos. “Os pacientes com insuficiência renal crônica, em tratamento conservador e em diálise, podem consumir somente com a recomendação da nutricionista, que irá ensinar um método para reduzir o potássio do alimento e também a quantidade e a frequência máxima a ser utilizado”. Já para hipertensos, sem problema renal associado, consumir alimentos com mais potássio, como o pinhão, frutas e hortaliças em geral, auxilia no controle da pressão arterial.

Apesar de saboroso, o pinhão deve ser consumido com moderação, pois, cerca de seis unidades de pinhão cozido equivale a aproximadamente 100 calorias. A dica é não misturar o pinhão com outros alimentos calóricos. Sabendo aproveitar com moderação,
o pinhão pode ser saboreado em várias receitas. “Pode ser cozido ou assado
na chapa do fogão a lenha. Ele pode ser acrescentado em arroz, saladas, bolos e
farofas. Em bolos e tortas, pode ser triturado para propiciar uma massa mais homogênea. Já em risotos, carnes, sopas e saladas, o conselho é servi-lo em lâminas ou em fatias”, cita a nutricionista. Então, se você é fã do pinhão, aproveite a temporada para degustar o fruto mais completo da estação e fique com a saúde reforçada até a primavera chegar.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor deixe seu comentário!
Por favor informe seu nome