Os peixes são fontes de aminoácidos essenciais, que são necessários para a construção e manutenção dos músculos

O peixe é um alimento fundamental na composição da dieta infantil. Nutrientes como iodo, ácidos graxos e ômega 3 que são importantes para o desenvolvimento do sistema nervoso central e cognitivo das crianças. De acordo com o nutricionista Evandro Wilk (CRN 8-12233), os peixes são fonte de aminoácidos essenciais, que são necessários para a construção e manutenção dos músculos, além de prevenir doenças cardiovasculares e neurológicas.

Entre os peixes que concentram mais riquezas nutricionais estão o atum, anchova, salmão, bagre, pirarucu e sardinha são peixes com um teor maior de gordura, deixando-os mais calóricos. “Porém, eles não devem ser excluídos por causa dessa característica, uma vez que a  gordura dos peixes (ômega 3) é benéfica para a nossa saúde. Os peixes mais magros incluem tilápia, pescada, robalo, dourada, corvina, truta, bacalhau e linguado”, ressalta o nutricionista.

Peixes de água salgada possuem uma concentração maior de ômega 3, enquanto os peixes enlatados perdem parte de seus nutrientes devido ao processo, se comparado a peixes frescos. Segundo Evandro, é muito importante incluir o peixe na alimentação semanal. “Como não moramos em região litorânea, não temos o hábito de consumi-lo diariamente. Porém, é interessante ingerir pelo menos 3 a 4 vezes na semana, de acordo com o que recomenda a Organização Mundial da Saúde (OMS)”, afirma.

Receita

Tilápia com molho de espinafre, coentro e leite de coco

Ingredientes:

  • 1 filé de tilápia;
  • 2 xícaras de folha de espinafre;
  • ½ xícara de coentro;
  • ½ xícara de leite de coco;
  • ½ dente de alho finamente picado;
  • 1 colher de sopa de cebola picada;
  • Sal e pimenta o quanto baste;
  • 1 fio de azeite.

Modo de preparo:

Tempere a tilápia e grelhe com azeite. Processe o espinafre e o coentro. Em uma frigideira, com um fio de azeite, doure o alho e a cebola, adicione o espinafre e o coentro, deixe que amoleçam. Por fim, acrescente o leite de coco e deixe aquecer. Coloque os filés no molho e sirva.

Edição Digital Grátis!
Assine nossa newsletter
Baixe a edição digital da revista gratuitamente e receba as próximas edições, promoções e conteúdos exclusivos em seu e-mail.
CADASTRAR
Não enviamos spam e você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor deixe seu comentário!
Por favor informe seu nome