O início das estações mais frias, geralmente, acarretam em gripes e resfriados

Enquanto alguns amam o calor, outros juram que preferem o frio. Independente do gosto, o sistema imunológico fica exposto a mudanças mais radicais de temperatura, de forma ainda mais expressiva nas crianças, dificultando a defesa do corpo contra as doenças. Mas uma boa notícia é que a alimentação é um dos fatores chaves para o organismo funcionar corretamente e afastar os problemas de saúde.

Segundo a nutricionista funcional e esportiva, Lis Anne B. Fermino, uma alimentação correta oferece os nutrientes adequados para o bom funcionamento do organismo, sendo a peça principal para uma boa qualidade de vida. “A alimentação balanceada, rica em macro (carboidrato, lipídeos e proteínas) e micronutrientes (minerais), fornece energia para que o indivíduo realize as atividades diárias e previne doenças”, salienta a profissional.

 

O que consumir?

Confira os alimentos, indicados pela nutricionista, que você deve apostar nessa época para dar um “up” no seu sistema imunológico:

Limão: fonte de vitamina C (poderoso antioxidante, combate os radicais livres que em excesso favorece as doenças, assim, melhora a resistência do organismo).

Oleaginosas: Fonte de zinco, micronutriente que regula o sistema imune, além de ser um excelente antioxidante e anti-inflamatório, melhorando os sintomas de tosses. O zinco ainda é importante para a síntese de células imunológicas. As oleaginosas também são fonte de vitamina E, uma vitamina que fortalece o sistema imunológico.

Gengibre: também fonte de vitamina C, reforça a imunidade. Além de ser fonte de zinco, um nutriente importante para a síntese de células imunológicas e vitamina B6, que também age a favor da imunidade.

Abacate: excelente fonte de vitamina E, age como antioxidante, fortalece o sistema imunitário. Além de ser fonte de vitamina A, B1, B2, cálcio, ferro e fósforo, um ótimo aliado da imunidade.

Vegetais e frutas amarelas e alaranjadas: (manga, cenoura, laranja, abóbora): são fontes de betacaroteno (vitamina A), protege o organismo de infecções, é um ótimo antioxidante e fortalece o sistema imunológico.

Alho: fonte de alicina, substância que é aliada da imunidade.

Açafrão: tem como agente ativo a curcumina, que dos inúmeros benefícios para a saúde, um deles é a melhora da imunidade.

Óleos de peixes: fonte de ômega 3, previne diversas doenças e melhora a imunidade.

 

“Além desses alimentos, temos os probióticos, que são os lactobacilos, os quais melhoram a microbiota intestinal, colonizam o intestino com bactérias boas, aumentando a absorção de nutrientes e, consequentemente, a imunidade”, conta Lis Anne.

 

Caldos e chás são uma boa pedida?

Os caldos são muito utilizados no inverno, e quando feitos de forma balanceada, não só aquecem o corpo, mas nos nutrem muito bem. Na hora de fazer seu caldo para deixar seu corpo mais protegido, opte pelos caldos feitos em casa que possuem menos sal do que os industrializados ou menos gordura do que os que geralmente são vendidos. “Podemos preparar caldos com uma boa qualidade nutricional, favorecendo a imunidade, como por exemplo, um caldo de mandioquinha salsa, feito com óleo de coco, temperos verdes, açafrão e gengibre”, orienta a nutricionista.

Os chás também são uma boa pedida nesta época por serem riquíssimos em nutrientes e com poucas ou nulas calorias, completando com maestria suas refeições. Confira quais chás você pode utilizar para ficar ainda mais resistente a doenças, segundo a nutricionista:

Edição Digital Grátis!
Assine nossa newsletter
Baixe a edição digital da revista gratuitamente e receba as próximas edições, promoções e conteúdos exclusivos em seu e-mail.
CADASTRAR
Não enviamos spam e você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor deixe seu comentário!
Por favor informe seu nome