Com tantas ocupações, ela ainda precisa reservar um tempo para cuidar da sua alimentação e saúde.

 

Falar da mulher brasileira significa fazer uma lista de seu potencial, de suas conquistas. É admirar a sua capacidade, inteligência e coragem. Na opinião da nutricionista, Priscilla Franceschini, a mulher brasileira está em uma nova fase, conquistou espaços significativos na economia brasileira, tendo em vista a sensibilidade de perceber e a coragem de expor suas fragilidades. A mulher brasileira é polivalente e guerreira. Mais do que dona-do-lar, ela pode estar entre profissionais de renome, nas mais diversificadas funções, agindo com sabedoria e eficiência, exercendo diferentes papéis na sociedade. A transformação da mulher é extremamente evidente, além de suas atividades do lar e o cuidado com a família, elas assumem novas e mais atividades.

A mulher, que antes cuidava de seus afazeres domésticos e do bem-estar da família, vê suas ocupações e carga horária de trabalho se multiplicar. Com isso, muitas vezes, a alimentação adequada e a prática de exercícios fica para segundo plano. “Todos esses desafios geram estresse, poucas horas de sono, sedentarismo e, principalmente, alimentação inadequada. Infelizmente, às vezes, na busca por soluções rápidas, nem sempre uma alimentação equilibrada em nutrientes é a escolha, e acabam optando por dietas que prometem resultados rápidos. Essas dietas, em curto período até são eficazes, porém não eficientes a longo prazo”, afirma a nutricionista.
A forma física é uma preocupação constante das mulheres. “O excesso de peso, as gordurinhas a mais, o envelhecimento da pele, aparecimento de estrias e celulite são motivos de sobras para deixar as mulheres desesperadas”, diz Priscilla. Um estudo britânico demonstrou que as mulheres se preocupam em média 252 vezes/semana com a aparência, isso ocorre porque as mulheres estão, cada vez mais, sendo desafiadas a padrões inalcançáveis de beleza.

Manter o corpo saudável e em boa forma exige uma alimentação balanceada e fracionada. Conforme a nutricionista, o número de mulheres com alimentação inadequada é muito grande, a falta de tempo é o principal fator para a má alimentação.  “Sem horários regulares para as refeições, elas se prendem a soluções rápidas e não saudáveis, jejuns prolongados, fast-foods, shakes que substituem refeições e dietas da moda”, completa.

As dicas para as mulheres que se preocupam com o corpo, estética e bem-estar, de acordo com a profissional, é manter sempre a qualidade da alimentação. “Manter a ingestão diária de frutas e verduras (5 a9 porções/dia), a ingestão de líquidos (2l/dia) , alimentos e chás ricos em silício (cavalinha, chá-verde, aveia, salsa, avelã, feijão ), são uma ótima opção para mulheres que buscam maior firmeza de pele e melhora no quadro de celulite, e se associados com o uso de colágeno hidrolisado, causam um efeito ainda melhor. Alimentos funcionais, como oleaginosas, suco de uva integral, soja, quinoa, amaranto, sucos verdes, ômega 3, gengibre, açafrão, são  boas escolhas para a saúde e boa forma”, salienta ela. Aí vai mais uma super dica: “Adicione raspas de gengibre na garrafa de água que você toma ao longo do dia, além de um potente antiinflamatório, o gengibre ajuda a acelerar o metabolismo”.

Prepare os alimentos sem perder a sua qualidade

 

Segundo Priscilla, o modo de preparo dos alimentos pode ser mais importante do que apenas saboreá-los.  Por isso, alguns cuidados na hora de cozinhá-los ajudam a garantir mais benefícios para a saúde. “Um bom exemplo é o brócolis, que possui vitaminas solúveis em água, e quando levado ao fogo em água fervente perde com facilidade suas propriedades. O interessante, nesse caso, é usar formas de cozimento adequadas para cada alimento. No caso dos brócolis, couve-flor e outros vegetais, evitar o cozimento longo e preferir o cozimento no vapor ajuda a minimizar as perdas”, revela a nutricionista.

Edição Digital Grátis!
Assine nossa newsletter
Baixe a edição digital da revista gratuitamente e receba as próximas edições, promoções e conteúdos exclusivos em seu e-mail.
CADASTRAR
Não enviamos spam e você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor deixe seu comentário!
Por favor informe seu nome