Ter a fruteira de casa sempre bem abastecida é uma garantia de nutrientes que atuam contra tumores

           Praticamente todos os alimentos frescos e não industrializados trazem benefícios à nossa saúde, quando consumidos na quantidade correta. Alguns destes alimentos têm como benefício o combate ao câncer. A America Cancer Society recomenda, por exemplo, o consumo de pelo menos cinco porções de frutas e verduras diariamente. Além disso, para deixar o câncer lá longe, deve-se comer menos gorduras, principalmente a de origem animal, e diminuir gradativamente o consumo de açúcar e sal. Aumentar o consumo de grãos integrais é uma boa pedida.

          “Frutas, verduras, legumes e cereais integrais contêm nutrientes (vitaminas, fibras e outros compostos antioxidantes), os quais auxiliam na defesa natural do corpo a destruir os carcinógenos antes que eles causem sérios danos às células”, explica a nutricionista Marcely Nerone.  Esses alimentos também podem bloquear ou reverter os estágios iniciais do processo de carcinogênese e, portanto, devem ser consumidos com frequência.

        “Estudos comprovam que uma alimentação rica em nutrientes ajuda a diminuir o risco de câncer de pulmão, cólon, reto, estômago, boca, faringe e esôfago. Há indícios de que reduzem também o risco de câncer de mama, bexiga, laringe e pâncreas e, possivelmente, o de ovário, endométrio, colo de útero, tireóide, fígado, próstata e rim”, acentua a profissional.

Qual é o papel das frutas no combate ao câncer?

       Conforme a nutricionista, as frutas têm um papel fundamental em uma alimentação saudável no combate ao câncer, e devem ser consumidas diariamente, principalmente as de coloração vermelho-arroxeado tais como: romã, framboesa, amora, uvas, mirtilo (blueberry), cereja e morango, os quais são considerados uma fonte riquíssima de vitamina C, ácido elágico, fibras e outros antioxidantes.

        O ácido elágico, como explica Marcley, é um composto estudado por suas prováveis propriedades anti-câncer, pois possui forte atividade antioxidante. Estudos relacionam também o ácido elágico com a diminuição do risco de malignidade de tumores de esôfago e do intestino. “Nesses casos, ele atua induzindo a mortalidade das células cancerígenas pelo estímulo da ação de enzimas detoxicadoras – que removem células cancerosas”, ressalta a nutricionista.

    Recomenda-se que não se consuma apenas as frutas vermelhas, mas frutas diversificadas diariamente. A variedade irá proporcionar maiores quantidades de polifenóis diferentes na dieta.

Coloque essas frutas na sua cesta e mantenha o câncer longe

Edicao_71_projeto_Indesign.indd

Uva

De acordo com Marcely, a uva é um dos principais alimentos que combatem o câncer, pois a casca e a semente são ricas fontes de polifenóis (compostos bioativos anti-inflamatórios e antioxidantes) os quais combatem os radicais livres. “Porém para prevenção do câncer, não é recomendado obter o nutriente bebendo vinho, pois o álcool pode anular os efeitos anticancerígenos do alimento”, diz.

Laranja

Segundo a profissional, a laranja é rica em vitamina C e flavonoides, os quais protegem os vasos capilares sanguíneos que mantêm as membranas permeáveis e oxigenadas.

Morango

Conforme Marcely, o morango traz diversos benefícios, auxilia na prevenção do câncer, na diminuição da pressão arterial, na manutenção da estrutura óssea, além de ser uma ótima fonte de vitamina C.

Maçã

De acordo com a nutricionista, a maçã contém ácido elágico e clorogênico, pectina e fibras as quais eliminam as toxinas do organismo por via fecal.

Melão

O melão é rico em betacarotenos e antioxidantes, baixo em calorias, o melão auxilia na prevenção de tumores relacionados à obesidade, explica a profissional.

Mirtilo, Framboesa e Amora

Essas frutas vermelhas são ricas em antioxidantes, como os flavonóides, e possuem minerais como potássio, cobre, ferro, zinco, manganês, luteína e ácido elágico. “De preferência, utilize essas frutas frescas e orgânicas, pois quanto mais fresca, mais antioxidantes possuirá. A porção diária recomendada é de ½ xícara”, aconselha Marcely.

 

Por Camila Neumann

Edição Digital Grátis!
Assine nossa newsletter
Baixe a edição digital da revista gratuitamente e receba as próximas edições, promoções e conteúdos exclusivos em seu e-mail.
CADASTRAR
Não enviamos spam e você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor deixe seu comentário!
Por favor informe seu nome