Dê mais importância para a principal refeição do dia – o café da manhã.

Comece o dia bem!

Dê mais importância para a principal refeição do dia – o café da manhã.

Se você é uma daquelas pessoas que pula o café da manhã porque acorda sem fome, ou que prefere dormir um pouquinho a mais, ou ainda acredita que não se alimentando de manhã vai perder calorias e emagrecer? Então, é bom rever os seus hábitos pela simples razão de o café da manhã ser o responsável pela energia inicial do dia, sem falar de todos os outros benefícios.

O café da manhã é, sem dúvida, a principal refeição, “é o combustível para começar o dia”, afirma a nutricionista, Caroline Spieler Tahech. Iniciar o dia em jejum obriga o organismo a reservar energias e o metabolismo trabalhar lentamente. “Ao pular o café da manhã o tempo em jejum, que já são em torno de 10h, vai prolongar, e na hora do almoço a pessoa terá um descontrole na alimentação devido à fome que está sentindo”, explica Caroline.

Ao inverter o valor das refeições, fazendo do jantar a mais importante e a que você mais se alimenta, até mesmo pelo fato de estar em casa, tranqüilo e sem compromissos, saiba que é um grande erro. “No café da manhã você consome o que vai gastar em seguida. À noite você janta e logo vai descansar ou dormir e não queima muitas calorias. Isso contribui para o acúmulo de calorias e, como conseqüência o ganho de peso, além de ser um dos motivos para não tomar o café da manhã, pois a pessoa, muitas vezes, acorda sem fome”, diz o endocrinologista, Lineu Domingos Carleto Júnior.

Quem faz parte da turma que acredita que não fazer a refeição matinal vai economizar calorias e assim emagrecer já percebeu que sua teoria está equivocada. Segundo a nutricionista, a primeira alimentação ajuda também a emagrecer com mais facilidade. “Quanto mais fracionada as refeições, com uma dieta alimentar equilibrada, mais acelerado será o metabolismo”, ressalta. O endocrinologista afirma que fracionar a alimentação de cinco a sete refeições por dia precisa se tornar uma rotina de vida, e que assim a pessoa vai comer sem abusar e comer o que gosta controladamente.

A diferença entre quem faz esta refeição para quem pula é grande. “Quem não tem o hábito de se alimentar de manhã tem uma diferença no peso (aumento), mau humor, irritabilidade, falta de energia e até mesmo sensações de mal-estar, como tontura, fraqueza, entre outros sintomas”, esclarece Carleto. Se a desculpa por não tomar o café da manhã é a falta de tempo, a nutricionista aconselha: “é só querer e se programar que você consegue”.

O organismo é inteligente. Se você faz apenas duas ou três refeições durante o dia, o organismo vai reservar energias para agüentar as tarefas e o gasto calórico irá reduzir.  “Quando se faz de seis a sete refeições, o metabolismo acelera de 10 a 20%, a taxa de gasto aumenta e você tem uma ingestão menor de calorias”, declara o endocrinologista.  Conforme ele, não adianta fazer uma dieta milagrosa, como a dieta da lua, dieta da sopa, entre tantas outras, que propõe a perda rápida de peso. “A pessoa pode até emagrecer, mas quando volta a se alimentar normalmente vai engordar tudo o que perdeu ou até mais”, alerta.

Uma reeducação alimentar e mudanças no estilo de vida são essenciais. “Quando bebês éramos alimentados a cada duas ou três horas e por que agora ficamos até seis horas sem comer? È preciso voltarmos a periodicidade da alimentação inicial (de bebê)”, observa Caroline.

Dicas para um café da manhã completo:

“Pro dia nascer feliz, essa é a vida que eu quis…”, música composta por Cazuza e Roberto Frejat, pode ser relacionada com a importância do café da manhã. Esta refeição precisa ser completa para o dia começar bem, contendo o grupo das proteínas, dos carboidratos, das gorduras, vitaminas e minerais.

Conforme a nutricionista é importante conter no café da manhã frutas, leite e derivados (queijo, iogurte), pães, margarina ou manteiga, e algum tipo de doce, como o açúcar, geléia ou achocolatados. Contudo, se você não consegue comer todos estes nutrientes, por um motivo ou outro, é recomendado tomar pelo menos um copo de leite, um iogurte, ou comer alguma fruta do que continuar em jejum.

Edição Digital Grátis!
Assine nossa newsletter
Baixe a edição digital da revista gratuitamente e receba as próximas edições, promoções e conteúdos exclusivos em seu e-mail.
CADASTRAR
Não enviamos spam e você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor deixe seu comentário!
Por favor informe seu nome