Fresh honey on the wooden table

A mistura pode ser uma grande aliada da sua saúde, pois concentra o poder antimicrobiano e antioxidante

A cada dia que passa, novos estudos em relação ao uso do própolis vem surgindo. Uma das novas pesquisas que confirmam esse papel foi realizada pelo farmacêutico Pedro Luiz Rosalen, professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), juntamente com estudiosos da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da Universidade de São Paulo (USP). Os cientistas avaliaram as capacidades antimicrobacteriana e antioxidante de amostras do própolis orgânico brasileiro. 

Entre as análises, revelou-se que além de combater o excedente de radicais livres, já associado ao envelhecimento precoce e a danos celulares, o própolis se mostrou eficaz frente aos micróbios. 

E, de acordo com o nutricionista Evandro Wilk (CRN 8/12233), o própolis é uma mistura complexa, formada por material resinoso e balsâmico coletado pelas abelhas dos ramos, flores, pólen, brotos e exsudatos de árvores.  “Além desses, na colmeia, as abelhas adicionam secreções salivares e enzimas. As abelhas utilizam para se protegerem contra insetos, microrganismos, reparo de danos à colmeia, mumificação de invasores e no preparo de local asséptico para a rainha botar os ovos”, ressalta Evandro.

O própolis já era utilizado pelos egípcios para embalsamar cadáveres devido às suas propriedades anti-putrefativas. Hoje em dia, sabe-se que o própolis tem muitos benefícios, como a ação antimicrobiana, anti-inflamatória, antioxidante, antiviral, cicatrizante e imunomoduladora. “Também há relatos de seu uso para redução da pressão arterial e tratamento de infecções das vias aéreas”, ressalta.


Embora existam diversos produtos à base de própolis, é mais efetivo quando ingerido de manhã, em jejum, em forma de extrato, colocando algumas gotas em água, suco, chá. Já com relação ao emagrecimento, o nutricionista afirma que não há evidências científicas de que auxilie no emagrecimento.

Edição Digital Grátis!
Assine nossa newsletter
Baixe a edição digital da revista gratuitamente e receba as próximas edições, promoções e conteúdos exclusivos em seu e-mail.
CADASTRAR
Não enviamos spam e você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor deixe seu comentário!
Por favor informe seu nome