A combinação de alimentos pode ser um aliado ou um vilão em suas refeições

 

É comum compartilharmos a nossa dieta alimentar com os amigos, na tentativa de contribuir para que eles também comecem a se alimentar de forma mais saudável. Mas a nutricionista funcional Karina Stela Branco da Cruz diz que não existe dieta generalizada. “Cada pessoa tem um biótipo, uma necessidade diferente de vitaminas e minerais, e o mais importante, saber quais alimentos trarão benefício a sua saúde e quais alimentos serão prejudiciais”, salienta.

Quando procuramos nos alimentar melhor, geralmente, o objetivo inicial é perder peso, contudo uma alimentação balanceada tem como foco primário o funcionamento correto do nosso organismo. E nessa alimentação saudável é correto combinar os alimentos?

 

Quando a combinação é uma boa pedida

Karina cita como uma das boas combinações, o arroz integral, que deve ser sempre consumido com oleaginosas para que suas fibras sejam potencializadas, e que o arroz seja enriquecido com minerais. “Alimentos que potencializam são: limão, canela, abacaxi, fibras e farinha de linhaça dourada. Qualquer salada, vegetais, complemento vitamínico, consumidos com cítricos, fibras ou a farinha de linhaça dourada, terá uma absorção melhor das vitaminas e minerais, e uma digestão mais rápida”, pontua.

A nutricionista explica que as combinações preferidas dela são aquelas que trazem saciedade por mais tempo, aquelas ricas em nutrientes. Confira abaixo uma sugestão passada por ela:

“Legumes ao vapor por 10 minutos, sobrecoxa assada com alecrim e limão, farofa de aveia com farinha de linhaça e castanha do Pará”. Segundo Karina, nessa refeição estão garantidas vitaminas, minerais, ômegas, fibras, proteína e carboidrato dos legumes.

Sempre combinar?

      A nutricionista explica que existem casos em que a forma da ingestão de alimentos são maléficas se consumidos juntos, podendo eliminar a absorção de nutrientes ou causar picos de insulina, por exemplo. Para que isso possa ser evitado, Karina listou alguns exemplos de alimentos que devem ser consumidos sozinhos para um melhor aproveitamento:

 

  • Café (cafeína): sozinho (preto) é um ótimo termogênico, tem baixíssima caloria, porém quando utilizado junto ou após a alimentação, ele tira totalmente a absorção de vitaminas e minerais do alimento que a pessoa ingeriu;
  • Cacau: puro, é um excelente termogênico e ótimo para o coração e o fígado, além de ser excelente na parte estética da pele. Quando ingerido com qualquer outro componente de açúcar, ele perde as suas características e seus benefícios, então os resultados serão inversos aos esperados;
  • Açaí: é um alimento maravilhoso com caloria positiva. Ótimo no pós-treino e para quem deseja ganhar musculatura. Porém, as pessoas perdem tudo que o alimento oferece de vantagens, quando misturam ao leite condensado, por exemplo;
  • Fruta: consumida sozinha, uma única fruta tem fibras, vitaminas e açúcares (natural da fruta). Se transformá-la em suco, perde todo o benefício, pois utilizamos mais de uma fruta, jogamos as fibras fora e ficamos apenas com o açúcar, que por mais natural que seja, é uma concentração muito grande. O corpo entra em picos de insulina, o que não é nada bom para quem busca uma alimentação adequada;
  • Farinha integral: falando em pães/massa, quando o produto é integral, ele precisa ter todos os ingredientes integrais, correto? Seria, se não colocassem farinha branca enriquecida com ferro, o que irá tirar todos os benefícios dos ingredientes integrais que ali estão (sementes, castanhas, linhaça, farinha integral). Portanto, se você quiser consumir pães/massas integrais, tem que tomar cuidado com os ingredientes.

 

      Para que o aproveitamento dos alimentos seja feito de forma eficaz, deve-se consultar um nutricionista. “A alimentação funcional traz como objetivo saber avaliar o paciente individualmente e, em cima disso, elaborar um plano alimentar conforme as necessidades do mesmo”, afirma Karina.

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