Esse cereal desempenha diversas funções no organismo, como a redução da pressão, colesterol e prevenção ao envelhecimento 

 

É bem provável que você já tenha consumido algum alimento com aveia na vida. Caso contrário, chegou a hora de experimentar e entender o porquê do sucesso desse cereal. Além de muito saboroso, é saudável e fonte importante de carboidratos, proteínas, vitaminas e fibras. Tudo isso junto fornece energia e ainda ajuda quem está com foco em perder alguns quilinhos. 

O grande diferencial está em uma fibra chamada beta-glucana, que traz vantagens para a saúde. “Ela ajuda a deixar o processo de digestão mais lento, atua na diminuição do colesterol, na redução de pressão arterial, sendo excelente para a saúde do coração e no controle de glicemia, pois regula as taxas de açúcar no sangue”, ressalta a nutricionista Mariane Roseti Macedo (CRN 8-1038). 

Dentre os inúmeros benefícios desse cereal, está o controle da celulite e o fato de evitar o ressecamento da pele e seu envelhecimento, além de prevenir a acne e ser benéfica para o sistema imunológico. “A aveia também é uma ótima aliada para quem pratica atividades físicas, pois fornece energia aos poucos, garantindo um bom desempenho sem desgaste físico no momento da atividade”, complementa Mariane.

Não existem contraindicações para o consumo de aveia, mas vale lembrar que ela não deve ser consumida em quantias exageradas. “A quantidade ideal varia de pessoa para pessoa, porém, duas colheres de sopa ao dia ajudam em várias funções no nosso organismo. Podemos incluí-la de várias formas na alimentação, usando no iogurte, vitaminas, salada de frutas, sucos, mingau e em receitas, como substituta de outras farinhas brancas, deixando a preparação mais nutritiva. Não se esqueça, também, de associar a aveia ao consumo de água de forma adequada, em razão da quantidade de fibra alimentar presente”, orienta a nutricionista.

Conforme relata Mariane, após a lista de benefícios, precisamos compreender em quais preparações podemos inserir a aveia. A lista de possibilidades é grande. Ela pode estar presente na alimentação em pães, bolos, misturada ao leite ou ao iogurte com frutas. Mas é importante ressaltar: para promover saúde, ela deve ser pautada por uma alimentação saudável. Por isso, sugerimos a você, uma maneira saborosa de incluir a aveia no seu cardápio! Confira: 

Panqueca de banana com aveia

Ingredientes:

  • 1 banana média;
  • 1 ovo de galinha inteiro;
  • 2 colheres de sopa de aveia em flocos finos;
  • 1 colher de sopa de leite;
  • Canela em pó à vontade;
  • 1 colher de sobremesa de mel.

Modo de preparo:

Misture o ovo, a aveia e o leite até ficar homogêneo. Coloque em uma frigideira antiaderente untada com um fio de óleo de coco ou azeite. Vire a panqueca para dourar dos dois lados. Como cobertura amasse uma banana com um garfo e coloque em cima, salpicando a canela e colocando o mel. Consuma e aproveite essa delícia!

Edição Digital Grátis!
Assine nossa newsletter
Baixe a edição digital da revista gratuitamente e receba as próximas edições, promoções e conteúdos exclusivos em seu e-mail.
CADASTRAR
Não enviamos spam e você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor deixe seu comentário!
Por favor informe seu nome