Os alimentos ricos em vitaminas auxiliam na formação da retina, na prevenção contra infecções e outras doenças

 

Os olhos são talvez a nossa forma mais importante de locomoção. Graças a eles, podemos caminhar, dirigir, ler, escrever, praticar exercícios e outras atividades. Por isso, quando se trata de visão, o cuidado precisa ser redobrado. Uma forma de dar a devida atenção aos olhos é a partir da alimentação. É necessário priorizar os alimentos ricos em vitaminas, principalmente os que concentram vitamina A. Para a nutricionista Ana Maria dos Santos, essa vitamina é essencial para a manutenção da visão. “Ela auxilia na formação da retina, na capacidade de adaptação ao escuro, colabora na formação das mucosas, na saúde da pele e atua no funcionamento adequado do sistema de defesa prevenindo-nos contra infecções”.

Vários são os alimentos que podem fornecer a vitamina A. Dentre eles, destacam-se os de origem animal, por apresentarem maior concentração dessa vitamina. São eles:

  • Fígado;
  • Leite;
  • Ovos;
  • Queijos;
  • Manteiga;
  • Óleo de peixe.

Porém, a nutricionista explica que além dos alimentos de origem animal, é possível encontrar a vitamina A em alimentos de origem vegetal, que possuem carotenoides, como:

  • Vegetais folhosos de cor verde-escuro: espinafre, brócolis, agrião e couve.
  • Vegetais e frutas de cor amarelo-alaranjados: mamão, cenoura, abóbora, manga, pêssego e caqui.

“Idealmente em nosso dia a dia, devemos sempre variar nossa alimentação para que além da vitamina A, consigamos através dos alimentos, todos os nutrientes que o nosso corpo necessita”, explica Ana Maria.

Estes alimentos precisam ser ingeridos o mais cedo possível, ou seja, a partir da introdução alimentar. Essa é a fase em que a criança além da amamentação começa a ingerir os alimentos. “Desde então, todas as pessoas em qualquer fase da vida devem manter a ingestão equilibrada destes alimentos, visando conservar uma boa qualidade de sua saúde”, salienta a nutricionista.

 

Estes alimentos podem prevenir doenças nos olhos?

Segundo Ana Maria, sim. As doenças nos olhos podem apresentar sinais ou sintomas facilmente perceptíveis, tais como a cegueira noturna e também a sensibilidade à luz, que podem ser influenciadas pela falta da vitamina encontrada nesses alimentos, ou seja, por uma deficiência da vitamina A. “Para prevenir a falta dessa vitamina, o ideal é consumir uma alimentação balanceada que contenha os alimentos fontes de vitamina A, agindo como antioxidantes, protegendo a retina dos olhos”.  É importante destacar ainda, que no aparecimento de sintomas diferentes na visão, um médico oftalmologista deve sempre ser consultado.

Os problemas na visão podem aparecer em todas as idades. Por isso, prevenir é tão importante. A nutricionista Ana Maria pensou em uma receita rica em vitamina A, que pode ser feita em casa, para servir desde crianças até adultos, agradando o paladar e contribuindo na prevenção de doenças!

 

Suco de cenoura com laranja

Ingredientes:

  • 1 cenoura crua;
  • 2 laranjas;
  • 2 copos de água;
  • Folhas de hortelã a gosto.

Modo de preparo:

Higienize as laranjas e a cenoura. Descasque e pique a laranja, corte a cenoura, e em seguida, adicione todos os ingredientes no liquidificador. Sirva sem coar, caso ache necessário adoçar, dê preferência para a utilização de mel. E está pronto!

“Uma dica muito interessante para atrair ainda mais a atenção das crianças para o consumo de receitas saudáveis, consiste em incentivá-las e deixá-las participar da preparação da receita. Assim, permitimos que eles desenvolvam o interesse do consumo de frutas e hortaliças de diferentes formas, criando hábitos mais saudáveis”, afirma Ana Maria.

Edição Digital Grátis!
Assine nossa newsletter
Baixe a edição digital da revista gratuitamente e receba as próximas edições, promoções e conteúdos exclusivos em seu e-mail.
CADASTRAR
Não enviamos spam e você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor deixe seu comentário!
Por favor informe seu nome