As funções dos alimentos são diversas e podem desempenhar um importante papel no sistema imunológico e na prevenção de doenças, como o câncer. Você sabe o que são alimentos prébioticos e próbioticos e quais os seus benefícios ao corpo? Para explicar um pouco mais sobre essa classe de alimentos, a Revista + Saúde entrevistou o nutricionista, Elwisley Jhoni Carlos Almeida Rodrigues.

 

O que são alimentos prébioticos?

Os prébioticos são, de forma resumida, fibras alimentares não digeridas no intestino delgado que ao atingir o intestino grosso são metabolizadas seletivamente por bactérias benéficas.

Quais as funções dos prébioticos para o corpo?

As funções benéficas são muitas. Mas, inicialmente os prébioticos tem a função de serem substrato para a proliferação de bactérias benéficas no cólon, dessa forma com mais bactérias benéficas as bactérias ditas maléficas não se reproduzem o que ocasiona melhor condição de saúde. No intestino delgado elas aumentam o bolo fecal, auxiliando assim nas evacuações.

Onde é possível encontrar os prébioticos?

Nos alimentos como cebola, alho, tomate, banana, cevada, aveia, trigo, mel e cerveja, eles estão presentes em pequenas quantidades. Mas, caso precise de prébioticos para um tratamento específico de flora intestinal, deve-se usar o frutoologosacarídeos (FOS) isolado que é comercializado em farmácias e afins.

 

O que é probióticos?

Os probióticos são microorganismos vivos que quando ingeridos exercem um efeito benéfico para nossa saúde.

Quais as vantagens dos probióticos para o organismo?

O órgão americano, Food and Drug Administration, apresenta várias vantagens do uso de probióticos na nossa alimentação, dentre eles podemos citar: reposição da microbiota intestinal em casos como diarréias severas, quimioterapias ou tratamento com antibióticos a nossa flora bacterial normal é diminuída, então o uso de probióticos ajuda na recuperação, também para uma possível estimulação do sistema imunológico, para inibir as bactérias patogênicas por ter propriedades antimutagenicas e anticarcinogenicas, com isso prevenir possíveis cânceres do trato gastro-instestinal. Há relatos em artigos científicos que podem controlar o colesterol e também ajudar no controle de diarréias.

Os probióticos, como o lactobacillus acidophilus, L. bulgaricus e L casei, parecem aumentar a atividade fagocitária, a síntese de imunoglobulinas (IgA) e a ativação de linfócitos T e B, dessa forma seriam importantes para melhorar a imunidade. Os lactobacilos que são probióticos produzem uma enzima, a Beta-galactosidade, que é necessária para a digestão da lactose, por isso há indícios de que o consumo de próbioticos pode ser benéfico para pessoas intolerantes a lactose.
Em quais alimentos estão presentes?

Somente em alimentos industrializados com adição de probióticos. Os iogurtes em sua maioria, por exemplo, não são considerados probióticos, pois a legislação brasileira considera iogurte como sendo um produto obtido pela fermentação do leite e pela ação das bactérias Streptococcus thermophillus e Lactobacillus Bulgaricus, e estes não são considerados probióticos. Porém, não quer dizer que os iogurtes não promovam benefícios, mas os probióticos estão mais relacionados com leites fermentados.
Por que os alimentos probióticos e prebióticos são
classificados como funcionais?

Os alimentos funcionais são alimentos que, além do seu valor nutritivo, podem desempenhar um papel potencialmente benéfico na redução do risco de doenças crônico degenerativas, e visto que os pré e probióticos tem essa função, a ANVISA os classificou como tal.
Afinal, por que vale a pena incluir os alimentos funcionais na
dieta alimentar?

Vale a pena pelos benefícios. Você vai estar aumentando a proteção contra algumas doenças incluindo o câncer, aumentando sua imunidade, e os alimentos probióticos e prébioticos são em sua maioria gostosos de se comer.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor deixe seu comentário!
Por favor informe seu nome