Usados para corrigir a visão de pessoas que possuem doenças oculares como a miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia (a “vista cansada”), as lentes de contato e óculos de grau se tornaram grandes aliados da nossa saúde ocular. Muita gente tem aposentado os óculos de grau e se rendido às pequenas e quase imperceptíveis lentes, mas ainda há aqueles que realmente preferem usar óculos. Seja como for, ainda existem muitas dúvidas em respeito à utilização de ambos. Por isso, a Revista Mais Saúde conversou com o oftalmologista Guilherme Araújo que esclareceu algumas delas.

 

Revista Mais Saúde – Para corrigir a visão, óculos são melhores que lentes de contato?

Guilherme – Não existe o tratamento melhor. Cada pessoa tem necessidades e características individuais, o que torna o tratamento do grau individualizado. Em algumas doenças, como o ceratocone, por exemplo, muitas vezes a qualidade de visão com o uso de lentes rígidas é melhor se comparado aos óculos, mas, na população geral, tanto a lente quanto o óculos são opções que podem ser testadas e escolhidas pelos pacientes.

 

Revista Mais Saúde – Existem casos específicos em que é recomendado o uso de lentes de contato, ou qualquer pessoa que tem miopia, hipermetropia ou astigmatismo pode usar?

 Guilherme – A maioria das pessoas com miopia, astigmatismo ou hipermetropia podem usar lentes de contato. Algumas alterações da superfície ocular podem ser uma contraindicação ao uso, por isso é sempre muito importante uma avaliação previa com o oftalmologista para ser verificado se o olho é saudável para o uso das lentes.

 

 

Revista Mais Saúde – A lente de contato pode entrar dentro do olho?

Guilherme – Não. A lente fica sempre restrita à superfície anterior do olho. Em alguns casos, quando se coça muito o olho, por exemplo, a lente pode se deslocar e se alojar entre o olho e a pálpebra, mas as lentes sempre podem ser retiradas sem dificuldade.

 

 Revista Mas Saúde – Óculos de grau e lentes vencem?

Guilherme – Sim. Os óculos tem uma vida útil que varia, dependendo do cuidado em limpar e manusear os mesmos. Se o grau estiver estável e as lentes não estiverem riscadas ou descascando, podem ser mantidos por alguns anos. Se houver qualquer avaria nas lentes, elas sempre devem ser trocadas.  Apesar do material das lentes não ter um data de vencimento, sempre é recomendado uma consulta periódica com o oftalmologista para revisão do grau dos óculos, assim como de toda saúde ocular, visando o diagnóstico precoce de alguma doença e a prevenção.

 

Revista Mais Saúde – A cirurgia de miopia elimina para sempre o uso de óculos?

Guilherme – Sim. Na maioria dos casos elimina a necessidade de uso de óculos para longe. Em pacientes que foram submetidos a cirurgia a laser com menos de 40 anos, existe grande chance de que precisem usar óculos apenas para leitura com o passar do tempo (entre 45-50 anos)

 

Revista Mais Saúde – O uso de lente de contato e óculos de grau faz estabilizar o grau da miopia?

Guilherme – Não. As lentes de contato ou mesmo os óculos não estabilizam o grau, nem o diminuem. Apenas ajudam a melhorar a visão e trazer conforto visual durante o seu uso. O grau pode alterar mesmo usando corretamente as lentes.

 

 Revista Mais Saúde – Óculos prontos fazem mal aos olhos?

Guilherme – Não são os mais indicados, pois não foram feitos exatamente para aquela pessoa. Nossos olhos podem ter graus diferentes e isso é muito comum. Fazer um óculos personalizado (com receita) sempre traz mais conforto e qualidade visual.

 

Revista Mais Saúde – Óculos escuros protegem os olhos?

Guilherme – Sim. Hoje em dia existe uma grande preocupação em evitarmos exposição aos raios nocivos do sol, por sabermos de todos os malefícios que eles podem nos causar. Usar óculos escuros de qualidade protege nosso sistema visual e pode evitar que muitos problemas surjam de maneira precoce.

Por: Camila Neumann

2 COMENTÁRIOS

  1. Por gentileza, poderia me informar os e-mails dos Departamentos de Compras/Suprimentos e Marketing?

    Trabalho na área gráfica e gostaria de enviar apresentação dos nossos serviços e produtos de impressão e mídias sociais.

    Obrigado.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor deixe seu comentário!
Por favor informe seu nome