Não basta escolher a cor do esmalte do momento, cuidar da saúde das unhas é tão importante quanto cuidar da estética

A unha, para estar bonita, não precisa necessariamente de cor, mas sim de saúde. Por mais que muitas mulheres sejam apaixonadas por esmalte, do tipo que experimentam de tudo, não dá para tapar o sol com a peneira quando algo não está bem com as unhas. De acordo com a dermatologista Iara Rodrigues Vieira, as unhas das mãos e dos pés não tem apenas uma função estética, elas são mais do que isso, suas principais funções são proteger as extremidades dos dedos e facilitar o manuseio de objetos.

 

Unha saudável indica o estado geral de saúde

Conforme Iara, a saúde das unhas é um indicador do estado geral de saúde, pois determinadas anomalias das unhas podem indicar outros problemas. Por isso, é importante estar alerta às unhas. “O crescimento das unhas, sua forma, cor, consistência e flexibilidade sofrem influências das condições ambientais, nutricionais, de doenças e também algumas alterações congênitas”, explica.

A dermatologista ressalta que pelas alterações das unhas é possível saber se há ou houve alguma doença ou intoxicação que veio a afetar o paciente, como anemias, alterações cardiovasculares ou pulmonares, problemas na tireóide, uso de certos medicamentos, entre outros. “Outro aspecto a se destacar é que as alterações apresentadas nas unhas podem ser resultado de fatores ocupacionais, como é o caso de profissionais que utilizam produtos químicos, donas de casa que fazem uso de produtos de limpeza (sabão, detergente, água sanitária, sabão em pó, etc) e que expõe as unhas a um excesso de umidade”, completa.

 

Esmaltes e acetonas

Conforme a médica, o uso frequente de acetonas e endurecedores podem deixar a unha seca e quebradiça, bem como podem causar o descolamento da unha. “Esmaltes em excesso também podem vir a manchar as unhas”, diz. O que se pode fazer a respeito é dar preferência a removedores de esmalte sem acetona, mesmo que demorem mais para retirar o esmalte. Diminuir o uso de esmalte, deixando as unhas sem esmalte por uma semana pelo menos, também pode evitar o ressecamento e enfraquecimento produzido por alguns componentes das fórmulas dos esmaltes comuns.

 

Cutículas

A cutícula é uma proteção para a lâmina ungueal da unha, e serve como escudo natural contra fungos e bactérias também. Segundo a dermatologista, a retirada em excesso da cutícula, o excesso de umidade local e a irritação por contato com produtos químicos (detergentes, sabão, etc), podem ocasionar inflamações e infecções na mesma.

 

Unhas encravadas e micoses

Segundo a médica, as unhas encravadas ocorrem geralmente nos pés, especialmente no dedo grande do pé, e são consequência do corte errado da unha ou do uso de sapatos apertados. “A unha encravada é caracterizada por um crescimento lateral excessivo da unha para dentro da prega ungueal, gerando uma inflamação muito dolorosa”, explica. O que se deve fazer para evitar esse mal, além de cortar as unhas corretamente, é usar calçados adequados, isto é, calçados confortáveis, de bico mais largo, principalmente se necessitar caminhar muito ou permanecer muito tempo calçado.

A dermatologista acentua que o excesso de umidade também pode favorecer o aparecimento de micoses, sendo que os pés são afetados com mais frequência, pois apresentam o ambiente favorável ao seu desenvolvimento (calor, umidade e escuridão: é tudo o que o fungo precisa!).

 

Cuidados básicos com as unhas

Unhas em boas condições podem ser muito atraentes e refletem a saúde das mãos e dos pés.  A dermatologista listou alguns cuidados básicos que suas unhas merecem.

  • Consultas de rotina ao seu médico são importantes e necessárias;
  • Evitar o uso excessivo de esmaltes, removedores de esmalte com acetona e endurecedores de unha;
  • Evitar o excesso de umidade que pode gerar inflamações e infecções ungueais;
  • Utilizar luvas de proteção quando houver contato com produtos químicos (todos agridem nossa pele, e também as unhas);
  • Manter os pés livres da umidade para evitar micoses, secando-os bem após lavá-los e usando meias que absorvam o suor sempre que utilizar calçados fechados; as meias de nylon criam o ambiente ideal para a proliferação de bactérias e fungos e devem ser evitadas.
  • Utilizar calçados confortáveis, de bico mais largo para evitar unhas encravadas, principalmente se necessitar caminhar muito ou permanecer muito tempo calçado;
  • Por fim, vale lembrar que certas profissões podem causar alterações nas unhas, principalmente quando estas forem frequentemente expostas a produtos químicos, como é o caso de profissionais de construção civil, químicos, profissionais da área da saúde, de forma que o contato direto com esses agentes químicos deve ser evitado, recomendando-se o uso de luvas de proteção e botas impermeáveis.

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor deixe seu comentário!
Por favor informe seu nome