A zumba dá resultado e virou febre nas academias

 

Várias academias por todo o país estão inovando e colocando aulas de dança em sua grade. Dentre tais atividades, a que está chamando a atenção de muita gente é a zumba, que não é apenas um ritmo, mas sim uma modalidade de dança fitness, a qual mistura ginástica com inspiração em ritmos latinos e internacionais.

De acordo com a educadora física Keyla Yakari Katayama, os ritmos trabalhados na aula de zumba são todos os imagináveis, variando de salsa, merengue, flamenco, tango, samba, dança do ventre, até reggae e country. Segundo ela, a zumba atende um público de todas as idades e até mesmo idosos e crianças podem participar  das aulas, sem problemas. E quem não sabe dançar não precisa se sentir intimidado ou achar que não conseguirá entrar no ritmo, pois as coreografias são fáceis, descontraídas e formadas de passos básicos que qualquer um consegue fazer.

E o melhor da zumba são os resultados. Segundo Keyla, as coreografias promovem um alto gasto calórico devido à variação de movimentos rápidos e lentos. “A zumba fitness trabalha o corpo inteiro, faz movimentos de tonificação tanto de pernas quanto de braços e trabalha com o abdômen”, afirma.

A quantidade de calorias que se perde com a prática é surpreendente. Segundo a educadora física, as aulas de zumba geralmente duram entre 45 minutos e 1 hora, e dependendo da intensidade dessa aula, você pode perder até mil calorias. “Há quem diga que é impossível perder essa quantidade, mas a partir do momento em que você começa a pular e se mexer durante uma hora inteira, você realmente pode chegar a um gasto bem elevado de caloria,” diz.

Além da queima de calorias e eliminação de gorduras, o bom da zumba é que ao mesmo tempo você tem um momento lúdico de diversão e descontração. “É um exercício disfarçado, onde é possível obter ótimos resultados sem nem perceber. A aula de zumba não é enjoativa e oferece muita diversidade e dinâmica, e é por isso que a procura por ela tem crescido tanto nas academias.”, acentua Keyla.

 

Entrando em forma com a zumba

Tal qual outras atividades aeróbicas, como andar de bicicleta e fazer aulas de jump, a zumba, além de contribuir para a queima de calorias, se aliada a uma alimentação balanceada também pode gerar o emagrecimento. A nutricionista desportiva, Carolina Mattielo Mendes, nos dá algumas dicas em relação à alimentação antes e após o treino de zumba.

Mas antes de tudo, segundo a nutricionista, o ponto chave para um bom rendimento em qualquer atividade física é a hidratação. Um indivíduo bem hidratado (300- 600mL, 1 a 2 copos antes do treino) além de evitar a fadiga durante a atividade física, também evita o comprometimento de seu desempenho durante o exercício. “Deve-se ingerir líquidos (principalmente água), antes, durante e após a atividade física, principalmente em atividades aeróbicas como é o caso da zumba.”, afirma.

Antes do treino: a alimentação antes de uma atividade física irá depender do tipo, duração e da intensidade do treino. De 2 a 3 horas antes do exercício, ela recomenda realizar uma refeição completa em carboidratos, proteínas e pobre em gorduras. E 1 hora antes do exercício deve-se priorizar os carboidratos que fornecerão energia para a realização da atividade. São alguns exemplos: suco de frutas sem adição de açúcar; pão de forma; queijo branco; barra energética de frutas e cereais; salada de frutas com granola; banana com aveia.

Após o treino: esse é o momento em que se repõem os estoques energéticos e realiza a reparação muscular. A nutricionista aconselha fazer uma refeição completa em carboidratos e proteínas até 1 hora após a atividade. Alguns alimentos que podem conter nessa refeição: vitamina com leite desnatado; macarrão integral; atum; hortaliças variadas; batata doce cozida; peito de frango grelhado; iogurte com baixo teor de gordura; porção de frutas; sanduíche com pão integral e queijo cottage.

A nutricionista desportiva lembra que a quantidade e tipo de cada nutriente vai depender da ingestão diária do indivíduo. De acordo com ela, o essencial é manter uma alimentação equilibrada durante todo o dia e não esquecer da hidratação antes e pós treino. “A alimentação equilibrada e ingestão de líquidos melhoram a qualidade da atividade física e pode ajudar a diminuir a quantidade de gordura e aumentar a massa muscular”, conclui.

 

Outras modalidades da zumba

Além da zumba fitness, que é voltada especialmente para a ginástica, existem várias outras especializações da atividade, como:

  • Zumbatomic – criada especialmente para crianças, com coreografias de músicas infantis;
  • Zumba Gold – uma aula de zumba com danças específicas para a terceira idade;
  • Zumba Aquatic – um treino de hidroginástica, com exercícios de dança aquáticos.

 

Por Camila Neumann

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor deixe seu comentário!
Por favor informe seu nome